quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Mercado do artesanato têxtil


Como costureira minha ocupação atual fixa-se no artesanto têxtil, ou seja, faço e crio produtos para casa e para uso pessoal a partir de tecidos e linhas.
O que observo é que o mercado brasileiro oferece uma gama de tecidos nem tão baratos e acessíveis a todos e que pelo custo deixa muito a desejar.
Nosso produto peca em qualidade, não tem comparação com o importado e isso é uma lástima.

Um exemplo é o cânhamo nacional, produto muito usado para o bordado, mas que nunca oferece aquele visual delicado e clean que se espera. Logo, falta-nos um bom linho para bordados, que seja acessível a compra e para a composição de preço do produto final.

Outra coisa que fica muito ruim quando vamos às compras de tecidos é que nem todos trazem a composição e a origem. Já que se cobra tanto as etiquetas nas roupas penso que uma fiscalização quanto aos tecidos também seria muito bem aplicada.

O Patchwork é uma técnica que transforma retalhos em peças de arte. Embora alguns nos chamem de doidas porque gastamos pequenas fortunas comprando tecidos, para depois picotá-los, essa é uma arte antiga e muito difundida nos Estados Unidos, Europa, Ásia e outros, mas fora isso é uma técnica que aproveita diversos tipos de tecidos e aceita vários ornamentos, o que dá a cada peça criada seu estilo e personalidade.

Algumas peças são especificamente criadas para concursos e normalmente tornam-se decorativas, mas a pratica é da criação de peças utilitárias em cama, mesa, banho, presentes... em época de consciência ecológica as bolsas, sacolas e mochilas são peças muito bem aceitas.
Visite nosso site conheça as muitas artesas da área e o quanto são valorizados os produtos têxteis.

http://saladecostura.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário