quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Housekeeping


Programa 5S:
Housekeeping: Ambiente de Qualidade
Introdução
Com origem no Japão, o Programa 5S tem como principal filosofia a busca da melhoria do ambiente de trabalho, redução dos custos através da eliminação de desperdícios e incentivo à criatividade e, também, a prevenção de acidentes, com a proposta de tornar o dia-a-dia das pessoas mais saudável. A sigla 5S é oriunda das palavras japonesas Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Traduzidas para a língua portuguesa, são conhecidas como Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Higiene e Saúde e Senso de Auto-Disciplina, respectivamente. Muitos administradores têm revisto sua postura frente ao ambiente de trabalho, tornando o ambiente das empresas mais favorável para os colaboradores e, por conseqüência, para um aumento da produtividade e redução dos custos. A grande virtude do programa, além de ser uma introdução para outros programas de qualidade, está na mudança de comportamento dos funcionários envolvidos e a busca de um ambiente de trabalho agradável. Sendo assim, as empresas têm visto no programa uma forma de integração dos funcionários e padronização das atividades, por isso ele tem sido amplamente difundido. O programa cinco sensos, mais conhecido como 5S, é considerado o passo inicial para a implantação de programas de qualidade. O 5S tem que ser considerado dentro de toda a empresa independente da função uma atividade que depende do comprometimento de todos para que os objetivos que foram elaborados por profissionais experientes no programa sejam reconhecidos através da melhoria continua do ambiente produtivo e melhoria nos indicadores de desempenho.
Benefícios para a empresa e para o funcionário
O Programa 5S propicia diversos benefícios, como: melhoria do moral dos colaboradores, redução do índice de acidentes, melhoria da qualidade e da produtividade e exercício da administração participativa.
5.1. Objetivos da Implantação na manutenção
A prática do 5S tem muitos objetivos a serem atingidos após a implantação dentro do departamento de manutenção, quebrando o paradigma que a manutenção é o setor dentro da
empresa com maior volume de bagunça, desorganização, falta de limpeza e falta de padronização, onde se alcançados todos os objetivos propostos pela a prática pode se ter grande ganho que podemos medir através de indicadores de manutenção aplicados em todos os tipos e procedimentos de manutenção. Seguem os objetivos, que a prática pode oferecer se todos os funcionários dentro do departamento tiverem como cultura e não como obrigação:
• Aumentar a satisfação dos funcionários;
• Prevenção de acidentes;
• Aumentar a qualidade dos trabalhos a serem desenvolvidos para seu cliente (produção);
• Melhorar os indicadores de manutenção “CLASSE MUNDIAL” (MTBF, MTTR);
• Reduzir custos;
• Preparar o ambiente para a implantação do TPM, sendo que o 5S e primeiro passo para
se obtiver a certificação.
5.2. Os Cinco Sensos
A definição de 5S e devido aos cinco programas seqüenciais e cíclicos que tem o seu nome
em japonês iniciado pela letra “S”, que são elas:
• Seiri;
• Seilton;
• Seiso;
• Seiketsu;
• Shitsuke.
5.2.1 SEIRI – ORGANIZAÇÃO
“Organizar é separar as coisas necessárias das que são desnecessárias, dando um destino para aquelas coisas que deixarem de ser úteis para aquele
ambiente.”
Resultados do SEIRI no departamento de manutenção:
• Eliminar materiais desnecessários (cabos, peças);
• Quadro de ferramental disponível e adequado para a execução dos trabalhos;
• Prevenção de acidentes;
• Reduzir Custos;
• Liberar espaços;
• Elevar a produtividade;
• Documentação técnica atualizada e organizada para consulta.
5.2.2 SEITON – ORDENAMENTO
Ordenar é guardar as coisas necessárias, de acordo com a facilidade de acessá-las, levando em conta a freqüência de utilização, o tipo e o peso do objeto, como também uma seqüência lógica já praticada, ou fácil assimilação. Quando se tenta ordenar as coisas, necessariamente o ambiente fica mais arrumado, mais agradável para o trabalho e, conseqüentemente, mais produtivo.”
Resultados do SEITON no departamento de manutenção:
Economizar tempo e material;
Trabalho com conforto;
Facilitar a comunicação, pois todo o departamento está padronização;
Reduzir tempos em manutenções;
Reduzir acidentes;
Localização de material e documentação técnica.
5.2.3 SEISO – LIMPEZA
Limpar é eliminar a sujeira, inspecionando para descobrir e atacar as fontes de problemas. A limpeza deve ser encarada como uma oportunidade de inspeção e de reconhecimento do ambiente. Para tanto, é fundamental importância que a limpeza seja feita pelo próprio usuário do ambiente, ou pelo operador da máquina ou equipamento.”
Resultados do SEISO no departamento de manutenção:
• Eliminar todo e qualquer e tipo de sujeira;
• Melhor ambiente para o trabalho;
• Preservação da saúde dos funcionários;
• Conservação do estado das ferramentas, máquinas e instrumentos;
• Redução do número de quebras;
• Zelo pela documentação técnica.
5.2.4 SEIKETSU – ASSEIO
Manter o asseio é conservar a higiene, tendo o cuidado para que os estágios de organização, ordem e limpeza, já alcançados, não retrocedam. Isto é executado através da padronização de hábitos, normas e procedimentos.”
Resultados do SEIKETSU no departamento de manutenção:
• Manter os resultados atingidos nos três primeiros passos da prática;
• Padronizar as práticas dos três primeiros “S”;
• Divulgação dos resultados obtidos de forma visual;
• Conscientização da equipe de manutenção da utilização da prática;
• Condições seguras de trabalho;
• Padronização de documentação, de cores de tubulações, layout, etc.
5.2.5 SHITSUKE - DISCIPLINA
Shitsuke é “Ser disciplinado e cumprir rigorosamente as normas e tudo o que for estabelecido pelo grupo. A disciplina é um sinal de respeito ao próximo.”
Resultados do SHITSUKE no departamento de manutenção:
• Aumentar a motivação das pessoas;
• Aumentar o autodesenvolvimento da equipe de manutenção;
• Conscientização do trabalho em equipe.
5.3. Pratique os 5S sem parar
Os passos do programa 5S estão interligados entre si, conforme mostra a figuras abaixo, para que os resultados sejam atingidos todos os passos tem que ser praticados constantemente, sendo assim é implantado auditorias internas para que seja medido o comprometimento individual de cada área da manutenção, buscando desta forma sempre a melhoria continua. Também são ministrados treinamentos de reciclagem a todos os funcionários, para que a prática venha ser uma cultura dentro e fora da empresa e não como uma obrigação.


Fonte:Trabalho da Faculdade


















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