SÃO PAULO - O segmento têxtil do estado do Paraná terá crescimento substancial ao longo de 2010, na ordem de 60%, de acordo com previsões da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Um dos principais geradores dessa expansão será o aumento do uso da capacidade instalada no Brasil e o investimento, por parte das indústrias, em inovação para enfrentar a acirrada concorrência do mercado asiático.
Exemplo dessa situação é a empresa paranaense Danka Bolsas, que apostou em dois diferenciais para se destacar: logística e alta qualidade no acabamento dos produtos. Por conta disso, cresceu 116% em 2009. "Hoje atendemos clientes em todas as partes do Brasil, que valorizam cumprimento de prazo e qualidade", destaca João Paulo Zanona, diretor comercial da Danka.
Para dar continuidade à estratégia de crescimento, a empresa planeja renovar parte de seu maquinário, visando maior produtividade, e aumento da planta fabril em 35%, passando de 2.150 para aproximadamente 3.000 metros quadrados. 'Projetamos um crescimento de 60% em 2010', afirma Zanona.
Em reconhecimento a esse crescimento, a Danka recebeu o prêmio 'Empresa Destaque 2009", oferecido às 10 empresas que alcançaram os melhores índices de desempenho durante o Programa de Competitividade do Vestuário do SEBRAE. O objetivo do Programa é promover a competitividade das empresas, tendo como foco transformar o estado do Paraná em referência no setor.
Segundo Zanona, o resultado obtido nos últimos anos é fruto de uma série de decisões. Uma delas foi a contratação de uma consultoria junto ao SEBRAE em 2006. 'A partir daí vimos nossa empresa quintuplicar de tamanho. A consultoria trouxe uma visão externa que possibilitou definir novos rumos. Focamos no mercado de informática, hoje o carro chefe da empresa, que representa cerca de 80% do faturamento anual. Somos a principal fornecedora nacional de cases, estojos, mochilas e maletas para o mercado OEM de Informática', conta o executivo.
Clientes como Dell, Itautec, Lenovo, Positivo Informática e Semp Toshiba revelam a boa fase da empresa. Para este ano está prevista a contratação de diversas consultorias para atuar nas áreas de recursos humanos, produção, design e contabilidade, visando aumentar sua produtividade e competitividade.
Combater a concorrência dos produtos asiáticos, aumentar a produtividade, estar atento a outros nichos de mercado, investir em infraestrutura, tecnologia, qualificação de mão de obra, são os principais desafios do setor. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, as empresas que seguirem nesta direção vão ter um crescimento acima do previsto.
Fonte:investimentosenoticias.com.br
Exemplo dessa situação é a empresa paranaense Danka Bolsas, que apostou em dois diferenciais para se destacar: logística e alta qualidade no acabamento dos produtos. Por conta disso, cresceu 116% em 2009. "Hoje atendemos clientes em todas as partes do Brasil, que valorizam cumprimento de prazo e qualidade", destaca João Paulo Zanona, diretor comercial da Danka.
Para dar continuidade à estratégia de crescimento, a empresa planeja renovar parte de seu maquinário, visando maior produtividade, e aumento da planta fabril em 35%, passando de 2.150 para aproximadamente 3.000 metros quadrados. 'Projetamos um crescimento de 60% em 2010', afirma Zanona.
Em reconhecimento a esse crescimento, a Danka recebeu o prêmio 'Empresa Destaque 2009", oferecido às 10 empresas que alcançaram os melhores índices de desempenho durante o Programa de Competitividade do Vestuário do SEBRAE. O objetivo do Programa é promover a competitividade das empresas, tendo como foco transformar o estado do Paraná em referência no setor.
Segundo Zanona, o resultado obtido nos últimos anos é fruto de uma série de decisões. Uma delas foi a contratação de uma consultoria junto ao SEBRAE em 2006. 'A partir daí vimos nossa empresa quintuplicar de tamanho. A consultoria trouxe uma visão externa que possibilitou definir novos rumos. Focamos no mercado de informática, hoje o carro chefe da empresa, que representa cerca de 80% do faturamento anual. Somos a principal fornecedora nacional de cases, estojos, mochilas e maletas para o mercado OEM de Informática', conta o executivo.
Clientes como Dell, Itautec, Lenovo, Positivo Informática e Semp Toshiba revelam a boa fase da empresa. Para este ano está prevista a contratação de diversas consultorias para atuar nas áreas de recursos humanos, produção, design e contabilidade, visando aumentar sua produtividade e competitividade.
Combater a concorrência dos produtos asiáticos, aumentar a produtividade, estar atento a outros nichos de mercado, investir em infraestrutura, tecnologia, qualificação de mão de obra, são os principais desafios do setor. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, as empresas que seguirem nesta direção vão ter um crescimento acima do previsto.
Fonte:investimentosenoticias.com.br
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