sábado, 2 de janeiro de 2010

Tempos e Métodos na Confecção


O confeccionista que não tem medo de mudar, quebrando paradigmas e inovando sua produção com técnicas de cronometragem de tempo, entre outras, só tem a ganhar com a otimização da produção.
Qual a importância desta técnica, tempos & métodos, na indústria da confecção? Como o confeccionista poderá tirar benefício desta ferramenta no seu dia-a-dia? É possível usá-la em pequenas empresas também? Antes de qualquer coisa, para uma definição pura e realista (desculpem-me os mais catedráticos) ela tem por objetivo, como o próprio nome diz, otimizar dentro de uma operação/processo o melhor tempo e associar a isto os movimentos justos e cíclicos para sua execução. Nesta relação é possível determinar tempos padrões de produtos que podem levar a inúmeros propósitos, que falaremos mais à frente.
O princípio do uso está ligado a cronometragem ("calcanhar de Aquiles"). Ela serve de base para que a evolução das alterações aplicadas pelo método possam ser medidas. Com o estudo de tempos em mãos, é possível explorar a criatividade e buscar reduções de tempos em cada etapa do processo. A somatória destas reduções, por menores que sejam no final podem chegar a um ganho de até 15% do tempo total da peça a ser produzida.
Quando eu incentivo que se use a criatividade, falo de sair dos padrões normais, quebrando paradigmas, inovando e usando até de 'agressividade' para se obter resultados práticos. Digo isto de experiência própria, pois muitas vezes acompanho mudanças que não são nada fáceis de implantar, principalmente pelas barreiras que se encontram dentro da confecção, não só das operadoras mas dos próprios donos e até estilistas que, em alguns casos, acreditam que iremos 'assassinar' o que eles investiram tempo e pesquisa para atingir.
Um exemplo prático aconteceu comigo em uma fábrica, que adotou pontos manuais para fixar o forro e dar acabamento à peça. Isso causava um gargalo de produção, sem dizer que o processo era artesanal. A solução estava em uma máquina de prender etiqueta de gravata, conhecida como Big Point (modelo Lewis 120-60), que otimizaria o processo, passando do artesanal para o industrial, mas a questão principal foi quebrar paradigmas. Quando se poderia imaginar que uma máquina de pregar etiqueta em gravata serviria para fazer esse tipo de acabamento?
Essa redução de tempo faz com que o método possa ser cada vez mais aprimorado, nunca perdendo de foco a qualidade do produto/processo e mantendo os padrões originais do departamento de criação/estilo. Empresas de pequeno porte (ex-facções, terceiriza dores e outros) podem usufruir desta técnica investindo recursos próprios em seu negócio. Não é necessário grande volume de dinheiro para começar um trabalho de tempos. Basta cronômetro, de preferência centesimal, prancheta, formulário e orientações para fazer um levantamento de tempo adequado e correto. Este tempo poderá ser utilizado também para analisar a eficiência e a produtividade, que são informações diferentes e preciosas, para encontrar o seu ponto de equilíbrio. Em grande parte das situações, as pessoas avaliam a produção pelo volume de peças costuradas diariamente o que, em alguns casos, pode ser um grande erro, pois cada produto tem um tempo diferente e desta forma, a quantidade de peças por modelo pode variar. Há produtos homogêneos (cueca, calça, camisa, soutien e outros), mas, mesmo assim, dentro de um produto, como os que foram citados acima, existem famílias que podem ter variações que devem ser analisadas em função do tempo real de cada peça.

Produtividade
Quando se pergunta sobre a quantidade produzida na empresa, a resposta, além de ser o volume de peças, deveria ser complementada pela produtividade. "A produção diária é de cinco mil peças e minha produtividade é de 70%", por exemplo. Existem casos em que se comenta que a produção baixou e é comum ouvirmos: "Ah!, mas no ano passado eu produzia o dobro do que produzo hoje", ou então: "Só porque mudou o tecido, a produção caiu pela metade, como pode se o modelo é o mesmo?!" Todas essas cenas fazem parte do dia-a-dia de uma confecção e podem realmente ser controladas se tivermos o tempo de cada peça cronometrado.
Desta maneira, a real produtividade da empresa poderá ser identificada. Esta técnica, ou se preferir, este conceito de produção, é indispensável para quem quer realmente manter sua empresa enxuta e com uma produtividade competitiva no mercado. Além de servir para as várias situações que citamos como o uso pleno e seguro do tempo/produtividade, seu custo/minuto e o real preço a ser pago ou cobrado por uma mão-de-obra poderão ser encontrados. Hoje, sobreviver é uma questão não só de inteligência, mas de iniciativa. Quebre paradigmas! Inove para crescer! Beneficie-se do conhecimento e tire o máximo de proveito da experiência do seu dia-a-dia.
Fonte:Marcelo Sciciliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário