terça-feira, 1 de março de 2011

JEANS COURO - Custo da aplicação em lavanderia é fator inibidor

O acabamento do jeans com visual de couro é considerado especialidade e, por isso, a participação é pequena em relação ao total processado

O uso de resinas para deixar o jeans com aspecto de couro é o tipo de serviço que as lavanderias recebem encomendas, mas em pequenas proporções, segundo as empresas consultadas pelo GBLjeans. As beneficiadoras apontam o preço e os cuidados na aplicação dos produtos como os principais fatores que dificultam a maior difusão desse tipo de acabamento.

A Dinâmica Lavanderia, de Maringá (PR), utiliza resina pigmentada para imitar couro desde novembro de 2009. Entre as marcas que já encomedaram o serviço, estão Ellus, Lado Avesso e Acostamento. Segundo Eduardo Borin, diretor da empresa, é preciso um controle muito grande na aplicação do produto. “O processo exige cuidados na quantidade empregada do produto, na temperatura do forno e na secagem, para garantir a qualidade da aplicação”, descreve. Ele conta que as peças com aspecto de couro representam menos de 5% da produção total da lavanderia, que processa 240 mil peças por mês. “Lá fora continuam fazendo; estive na Itália recentemente e lá a tendência continua”, afirma o executivo.

Na catarinense Fama Lavanderia, de Brusque, os trabalhos com esse tipo de material começaram em janeiro. Maurílio Coelho, diretor da empresa, conta que está fazendo peças com cara de couro para Colcci, Forum e Naguchi, entre outras, com destaque para calças e jaquetas. Ele estima que a participação desse acabamento esteja em torno de 3% do total processado pela lavanderia, que gira em torno de 170 mil peças por mês.

Outra lavanderia que já aplicou resinas para fazer efeito de couro falso foi a Pluma, de Cianorte (PR). No ano passado, resinou cerca de 3 mil peças para as marcas Acostamento e Morena Rosa. Mas, segundo Robson Goes, gerente comercial da lavanderia, as confecções estão tendendo a comprar os tecidos que já saem das têxteis resinados com aparência de couro. “O processo de lavanderia com a resina custa em torno de R$ 30,00. Com o tecido pronto, fica em média R$ 18,00”, compara o gerente.

A All Washed informou que está se preparando para oferecer opções do serviço “em breve”. “Não deve sair em muita quantidade, como o used, mas vamos fazer”, afirma Lair Ventura, proprietária da lavanderia.


Fonte:gbljeans.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário