sexta-feira, 11 de março de 2011

Conheça as cores e os modelos de jeans que combinam com o corpo

Aposte no jeans

O alemão Levi Strauss não imaginaria que, ao fazer calças com o tecido de barracas, criaria um ícone fashion e símbolo de rebeldia imortal. De um simples uniforme operário a eterno curinga, o denim foi adotado pelas musas do cinema da década de 1950 e ganhou conotações básicas, práticas e até mesmo sexy desde então.

O denim sem lavagem, bruto e de tonalidade escura, tem a vantagem de alongar a silhueta e emagrecer. É sempre um clássico, mas pode ter variadas coordenações: as barras dobradas quebram a seriedade e dão sinal de personalidade. O jeans claro, délavé, também não saiu de moda, porém é mais casual. As lavagens tie-dye devem ser evitadas no trabalho e por quem está com quilos a mais. Regiões da peça mais desgastadas e claras tendem a chamar a atenção. Evite-as se tiver coxas, bumbum ou quadril largos.

A tradicional camisa jeans aparece agora com os ombros marcados. Do look cowboy ao escritório, ela é peça-chave do armário, tanto de inverno como de verão.

As mais curtinhas e justas podem ser usadas com shorts e saias. As mais longas e abertas ficam um charme sobre vestidos. "Agora é que a gente está exercitando a ideia das camisas como parte de looks femininos, menos informais ou como terceira peça leve.

Camisa jeans fica feminina quando coordenada com tecidos finos e leves, transparências, babados e rendas, sem esquecer de acessórios em cores de menina, como rosa, lilás e vermelho", afirma Fernanda Resende, consultora de moda da Oficina de Estilo.

Outra textura disponível é a de patchwork, que confere ar artesanal à peça tipicamente industrial. O jeans destruído, que inclui desfiados e rasgados, continua em alta. Efeitos navalhados e tingimentos em tonalidades intensas, além de grafismos, atualizam o estilo.

A onda jeans tem permitido até os looks 100% denim, pois as lavagens desbotadas têm se mostrado cada vez mais brancas e em perfeita sintonia com as cores claras. "Em geral não a use com outra peça de jeans azul. Porém, uma jaqueta jeans azul com calça jeans branca é definitivamente o traje", diz Nina Garcia, editora de moda da revista Marie Claire americana. Os tradicionais modelos dos anos 80 e 90, mais amplos, continuam valendo. Mas, se quiser um modelo mais atual, compre-a bem justa e aposte em ferragens ou em cortes menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário