quinta-feira, 3 de março de 2011

Designer cria alto-falante em tecido e papel

A designer Hannah Perner-Wilson criou diferentes formas de produzir som, utilizando diversos materiais, como linhas, papel e até tecido para a construção de alto-falantes um tanto diferentes.

Assim como explica o site Hack a Day, o funcionamento de um alto-falante é relativamente simples. Basicamente, um sinal elétrico contendo as informações da música ou locução percorre um material condutor em formato de bobina.

Ao passar pela bobina, o impulso elétrico gera um campo magnético que interage com um imã e produz vibrações em um diafragma, que é o que produz realmente o som. Mais detalhes podem ser encontrados na página do How Stuff Works (goo.gl/WiPNr).

No YouTube (goo.gl/SJ3bK), Perner-Wilson mostra um pouco do funcionamento de seus alto-falantes, ainda que não haja uma explicação detalhada.

O dispositivo (tendendo para traquitana) é composto por uma fita condutora como bobina e um imã apoiado sobre a mesa. A interação entre eles produz o som, ainda que em um volume baixo. A designer mostra alguns tipos diferentes de alto-falantes “alternativos” como com tecidos ou papel, utilizando fitas e linhas condutoras.

Resta saber se algum estilista vai passar a utilizar esta tecnologia para criar roupas com efeitos sonoros.

Fonte:geek.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário