sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Haco lança etiqueta em braille e promove a inclusão social

A inclusão social também faz parte da moda brasileira. A Haco, de Blumenau, lançou durante a Première Brasil, maior salão Têxtil da América Latina que aconteceu em janeiro em São Paulo/SP, uma etiqueta especial, com informações sobre o produto em braille. A etiqueta especial da Easy Put é de papel e as informações em braille se repetem na barra da roupa.

Durante dois anos, a Haco pesquisou a funcionalidade e a viabilidade do produto. Nos últimos meses de pesquisas, a empresa levou as etiquetas para a Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali) dar sua opinião sobre a nova etiqueta.

Com a possibilidade de produção em grande escala, grandes empresas de confecção poderão adotar a etiqueta em braille. Ainda não há uma lei que obrigue as empresas a adotar a etiqueta em braille, mas já existe na Câmara de Deputados Federais dois projetos de lei que propõem a obrigatoriedade da etiqueta em braille.

Modelo

A etiqueta Haco será de tamanho regular. O confeccionista escolhe o material - tecido, borracha e tag de papel craft - e as informações que deseja adicionar em braille. Não se deve acrescentar muitas informações, pois o braille ocupa mais espaço do que as letras do alfabeto tradicional e a etiqueta poderia ficar muito grande, o que poderia inviabilizar o seu uso.

O braille é um sistema de leitura com o tato para cegos, inventado pelo francês Louis Braille, em 1827. O sistema aproveita-se da sensibilidade epicrítica (representação espacial detalhada) do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes. Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.

Conheça a Haco

Fundada em 1928, em Blumenau (SC), a Haco fornece seus produtos para mais de 30 países e detém 70% do mercado brasileiro. Com um parque industrial de mais de 40 mil metros quadrados, produz cerca de três bilhões de etiquetas por ano, em suas cinco unidades fabris: Blumenau, Massaranduba e Criciúma (SC), Eusébio (CE) e Covilhã (Portugal).

Além de etiquetas (tecidas, estampadas e sintéticas), apresenta itens como cadarços, tecidos, jacquard, fitas, transfer, tags, embalagens, rótulos e produtos com tecnologia RFID. A empresa lança coleções de tendências, após pesquisas em centros de moda e sites especializados, sempre oferecendo aos clientes o que há de mais atual no mercado.

Atualmente, a empresa vive um momento de expansão internacional. Já em janeiro de 2011 iniciou a produção de etiquetas tecidas na China, através da parceria com uma empresa asiática que está há mais de 25 anos atuando no mercado têxtil.

O principal objetivo é garantir às marcas brasileiras que produzem na Ásia - clientes da Haco - o mesmo padrão de cores, informações, texturas e acabamentos das etiquetas produzidas no Brasil. Para o acompanhamento dos processos e atendimento aos clientes, um escritório em joint venture foi montado na cidade de Hong Kong.

FONTE: http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/economia/haco-lanc...

2 comentários:

  1. Parabéns! Por esta iniciativa. Trabalhei no escritório de representações P. Tafner & Filho no Largo São Bento, e sei da seriedade e preocupação desta empresa!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado inúmeros os problemas aconteceram com este blog.Mas não poderia deixar de me ausentar e responder a todos.ME PERDOE MUITO MESMO PELA DEMORA

    Meu correio eletrônico é este:luizrsaraiva@gmail.com

    whatsApp(21)97582-6280

    Visite também meu site e cadastre-se em minha lista de conteúdos exclusivos: http://luizrobertosaraiva.com/listavip
    Também estou em outras redes sociais
    Twitter: https://twitter.com/lrobertosaraiva
    https://www.facebook.com/luizrobertosaraiva
    Google Plus: http://bit.ly/googleplusluizroberto
    YouTube: http://bit.ly/youtubeluizroberto
    LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/luizsaraiva
    SoundCloud: https://soundcloud.com/luiz-roberto-saraiva/
    Grande abraço!



    ResponderExcluir