quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

[Consumo] - Fórmula da Coca-Cola é revelada por rádio americana

Segredo industrial mais bem guardado da história estava em uma página da edição de fevereiro /1979 do "Atlanta Journal-Constitution", em uma matéria especial sobre a empresa. A companhia não se posicionou sobre a divulgação.

Canela, laranja, limão, coentro e noz moscada. Esses seriam alguns dos ingredientes secretos da Coca-Cola, protegidos por mais de um século, até um programa de rádio norte-americano anunciar ter encontrado a receita completa da bebida mais famosa do mundo.

"Eu não estou brincando", afirmou o radialista Ira Glass no começo da edição do This American Life da última sexta-feira (11/02/2011). "Um dos segredos industriais mais famosamente bem guardados neste planeta: eu tenho bem aqui e vou ler para vocês".

A descoberta, segundo os jornalistas do programa, não foi fruto de um vazamento de informação ou de espionagem industrial: a receita estava na página 2B da edição de 18 de fevereiro de 1979 do Atlanta Journal-Constitution, em uma matéria especial sobre a história da Coca-Cola.

O artigo recebeu pouca atenção na época, mas isso porque ninguém teria se dado conta de que a fotografia utilizada para ilustrar o texto era de uma cópia manuscrita da receita original de John Pemberton, o farmacêutico que criou a bebida, anotada por um amigo em um livro de receitas de remédios que passou de geração em geração em sua família até chegar ao jornal.

Examinando a fotografia, os produtores do programa chegaram à conclusão de que a receita original da coca-cola seria composta por:

Extrato de coca;

Ácido cítrico;

Cafeína;

Açúcar;

Água;

Sumo de limão;

Baunilha;

Caramelo.

E para o aditivo de sabor secreto conhecido como "7X":

227 ml de álcool;

20 gotas de óleo de laranja;

30 gotas de óleo de limão;

10 gotas de óleo de noz moscada;

5 gotas de óleo de coentro;

10 gotas de óleo de flor de laranjeira;

10 gotas de óleo de canela.

Essa seria a composição desenvolvida de modo quase acidental pelo farmacêutico Pemberton na década de 1882 enquanto manipulava ingredientes em busca de um remédio para dor de cabeça. O xarope resultante acabou ganhando outro rumo: era misturado a água gasosa e vendido como refrigerante.

Alguns anos depois, ele vende a "Coca-Cola Company" para Asa Candler, que inaugura o mistério sobre a composição da bebida. Ele seria o responsável por retirar até os rótulos dos ingredientes na fábrica, para que nem os empregados descobrissem seu segredo.

Procurada pelo portal UOL Notícias, a "Coca-Cola Brasil" disse que não iria se posicionar sobre a divulgação desta suposta receita. No site oficial da companhia, a seção dedicada a "ingredientes dos refrigerantes" diz apenas: "Os principais ingredientes dos refrigerantes estão listados nos rótulos. Além disto, os rótulos devem trazer informações nutricionais especificando a quantidade de calorias, carboidratos e outros componentes. A Coca-Cola respeita e atende todas as normas referentes à rotulagem de alimentos e bebidas."

Atualmente, no rótulo da bebida, se lê: "água gaseificada, açúcar, extrato de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante INS 338 e aroma natural".


Fonte: UOL Notícias, com alterações

Nenhum comentário:

Postar um comentário