quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Setor têxtil qualifica seus fornecedores

Para reverter práticas como emprego de trabalho infantil e de estrangeiros ilegais no país, o varejo têxtil lançou programa para qualificar e monitorar fornecedores dentro de critérios de responsabilidade social. "O objetivo é estabelecer um novo ambiente de negócios nessa cadeia produtiva, garantindo a lojistas e consumidores a procedência dos produtos", informa Sylvio Mandel, presidente da Associação Brasileira para o Varejo Têxtil (ABVTEX), que congrega 1,4 mil lojas no país. "A perspectiva é essa qualificação ter efeitomultiplicador em todo o setor de moda e confecções, ecoando novasatitudes e modelos produtivos", acrescenta Mandel.

Com apoio do Ministério da Indústria e Comércio, Sebrae e centros de capacitação como o Instituto Euvaldo Lodi, entre outras entidades, a iniciativa terá auditorias independentes com foco principal nas questões trabalhistas, cuja conformidade é exigência básica para confecções participarem da qualificação e estar aptas a negociar com rede varejistas.

O setor tem cerca de 10 mil fornecedores, que serão cadastrados. A meta é concluir as auditorias até dezembro de 2012 no Estado de São Paulo, atingindo todo o Brasil um ano depois. "A compra conscientechegou à moda, engajada com os problemas sociais", destaca Mandel, informando que os aspectos ambientais, como a geração de resíduos, serão tratados na segunda fase do programa.

Entre as redes de varejo que participam do novo programa está a C&A, que criou há quatro anos uma empresa independente, a Organização de Serviço para Gestão de Auditorias de Conformidade (Socam), com objetivo de coibir mão de obra irregular e buscar a melhoria das condições de trabalho na cadeia produtiva.

Presente no Brasil há 34 anos com 180 lojas, nas quais há coletores para o descarte de celulares, pilhas e baterias, o grupo lançou pela primeira vez neste ano o relatório de sustentabilidade, com base nas diretrizes da Global Reporting Iniciative (GRI), inaugurando a prática no setor têxtil varejista. A empresa adota biodiesel em toda sua frota e, no fim do ano passado, iniciou as operações da loja construída em Porto Alegre com critérios de ecoeficiência, reduzindo consumo de água e energia.



No caso da rede Pernambucanas, com 269 lojas e três centros de distribuição no país, as ações envolvem projetos ambientais e campanhas de voluntariado, beneficiando comunidades do entorno. Cerca de 48% dos resíduos das lojas, separados para coleta seletiva, são enviados para cooperativas de catadores. (S.A.)

 

Fonte:valoronline.com.br














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