sábado, 4 de setembro de 2010

Marcas apostam no marketing digital


Têm sido dois anos atarefados para os comerciantes de moda que procuram estabelecer uma presença digital forte. À medida que as marcas de moda começam a perceber como tirar vantagem desta plataforma, elas estão na realidade a começar a inovar no domínio do marketing digital.


No início da era digital, as marcas de moda foram significativamente lentas a arrancar quando se tratou de desenvolver as suas marcas on-line. Houve algumas excepções notáveis, como Diesel e Nike, mas a maior parte das marcas, especialmente as de luxo, estava relutante em ceder o controlo e investir em algo diferente.

Se um par de anos é muito tempo na moda, no mundo digital é uma eternidade e os últimos dois anos foram palco de algumas das mudanças mais dramáticas. A explosão das redes sociais, a blogosfera em constante expansão e um festim de poderosas novas plataformas para consumir conteúdos contribuíram para um novo tipo de web. Uma web que os comerciantes não podem ignorar.

Na esfera da moda, um dos primeiros sinais de transformação foi a súbita evolução nas marcas para sacrificarem os lugares da primeira fila na passerelle, normalmente reservados à elite da moda editorial, em favor de uma nova espécie de ambiciosos recém-chegados. Marcas como D&G e Dior ajudaram a transformar em celebridades diversos bloguistas influentes como Tavi, Boy Bryan e Scott Schuman.

Outro sinal de que as empresas de moda começaram a levar a sério a era digital foi a chegada das grandes marcas às redes sociais. Desde 2009 que uma presença no Facebook e no Twitter se tornou quase obrigatória.

Inicialmente as marcas lutavam com o conceito de plataformas sociais. Permitir aos clientes que expressassem as suas opiniões e capacidades criativas publicamente não eram ideais a que a indústria da moda aspirava. Mas hoje em dia, as marcas de moda estão a ficar cada vez mais confortáveis com os média sociais.

À medida que a compreensão e a aceitação dos média sociais evoluem, também as marcas começam a perceber como podem fazer estas plataformas trabalhar em seu proveito. E, à medida que a sua confiança cresce, também nós estamos a testemunhar, pela primeira vez, as marcas de moda a começarem efectivamente a inovar no domínio do marketing digital.

O recente lançamento pela Levi's da experiência de shopping social é um bom exemplo. Menos de duas semanas se passaram desde o momento que o fundador do Facebook Mark Zuckerberg anunciou a sua cruzada para fazer uma web onde o “padrão é social” até ao momento em que a Levi's começou a tirar partido disso.

A nova loja da Levi’s integra uma série de novas funcionalidades sociais do Facebook, permitindo que este tire partido dos gráficos sociais dos seus utilizadores. Trata-se um projecto muito bem executado e um forte sinal das coisas que estão por aparecer.

Outra marca de moda com visão de futuro é a Burberry que, sob a supervisão de Christopher Bailey, foi pioneira num novo tipo de pensamento digital para as marcas de moda de luxo. A empresa chegou recentemente aos cabeçalhos dos jornais com o lançamento da “Art of the Trench”, uma compilação de imagens apresentadas pelos seus fãs em homenagem à clássica gabardina.

Mas a Burberry reivindicou mais uma novidade para a moda. Durante a transmissão ao vivo do desfile da sua colecção de Primavera/Verão 2011, à medida que as modelos desciam a passerelle, os utilizadores podiam clicar em várias peças, adicionando-as ao seu lookbook e discutindo as colecções ao vivo via Facebook e Twitter.

Também a Uniqlo tem proporcionado excelentes exemplos de criatividade digital e a sua campanha mais recente foi genial. A publicidade Lucky Switch envolveu uma componente inteligente de tecnologia que transformava instantaneamente as imagens de qualquer website em bilhetes de lotaria. Foi ainda disponibilizada uma aplicação aos proprietários dos blogs, permitindo-lhes partilhar a oportunidade de premiar os participantes e promover a iniciativa junto dos seus utilizadores. A iniciativa gerou mais de 3 milhões de cliques e contribuiu para um aumento de 120% nas vendas.

O que faz estas marcas destacarem-se no universo digital? Infelizmente não existe uma fórmula mágica para uma estratégia digital bem sucedida. Mas uma linha comum entre estas e outras iniciativas bem sucedidas de marketing digital é que estes retalhistas colocaram o digital no centro da sua estratégia de marketing. Para estas marcas, o marketing digital não é apenas algo mais, é o elemento de marketing mais importante.

Fonte:portugaltextil.com

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