Baixe grátis - Podcast Os 5 grandes erros cometidos por confecções de roupas

sábado, 28 de maio de 2011

5 perguntas para fazer antes de comprar um negócio

Uma alternativa para quem quer ser empreendedor, mas não deseja formatar a própria empresa, é comprar um negócio já existente. Antes de investir nessa decisão, é preciso ter cuidados. Uma equipe de consultores, advogados e contabilistas poderá ajudá-lo a determinar o valor do negócio e o quanto você deve pagar por ele. Mas existem perguntas que devem ser feitas a si mesmo e respondidas com sinceridade antes de comprar o negócio dos seus sonhos. O objetivo dessa atividade é fazer com que o futuro empreendedor perceba se está preparado para assumir novas responsabilidades. Com base nisso, a revista Inc preparou uma série de perguntas que o ajudarão a descobrir se você está pronto para as exigências de um novo empreendimento.

1. Comprar um negócio é a melhor decisão neste momento?

A pergunta pode parecer simples e até ultrapassada, mas a decisão de abrir um negócio e a definição de quando iniciar esse projeto são etapas importantes e fundamentais na vida de um candidato a empreendedor. Ao fazer esse questionamento, é interessante analisar o que fez você, futuro empreendedor, ter vontade de inaugurar uma empresa própria. Se os motivos elencados forem porque você está entediado e quer arranjar um passatempo ou simplesmente porque quer tentar algo diferente, talvez não seja o momento ideal para abrir um negócio. Por outro lado, se a oportunidade é vista como um real investimento, no qual será preciso dedicação e aporte financeiro, o próximo passo é colocar o plano em ação e inaugurar o negócio.

2. A sua família irá apoiar a decisão?

Possuir um negócio irá afetar o relacionamento familiar, uma vez que a empresa exigirá atenção em tempo integral do gestor da empresa. Para que essa nova fase dê certo, é importante ter o apoio da família. Caso contrário, é válido pensar se esse é o melhor momento para se iniciar a carreira no empreendedorismo.

3. Quem tomará conta do negócio quando os donos estiverem de férias?

Aqueles que optarem por comprar um negócio devem perguntar aos antigos responsáveis pela empresa quando foi a última vez que eles saíram de férias, quantos dias duraram essas férias e quais foram os problemas que aconteceram no período de sua ausência. Isso mostrará ao candidato como é o dia a dia da empresa e como ele pode se preparar para que os mesmos deslizes não aconteçam durante o seu período de descanso.

4. Quanto será o retorno sobre o investimento?

A pergunta pode parecer óbvia, mas antes de inaugurar ou comprar um negócio é importante saber se o retorno financeiro do projeto está de acordo com os valores que o investidor espera receber. Para evitar problemas, é interessante fazer simulações como, por exemplo, o que aconteceria com o fluxo de caixa do negócio caso as vendas ficassem abaixo das expectativas e analisar como você, empreendedor, conseguiria lidar com essa situação e com o retorno financeiro que receberia.

5. Por que o atual proprietário quer sair do negócio?

O atual dono da empresa conhece o seu negócio melhor do que você. Por isso, é importante que você descubra os motivos que o levaram a querer se desfazer da empresa. É provável que, em uma primeira tentativa, ele dê as clássicas razões como “aposentadoria”, “saúde” ou “outras oportunidades”. Mas é importante encontrar o verdadeiro motivo. Para isso, é valido construir um relacionamento, no qual o vendedor do negócio possa confiar em você.


Fonte:papodeempreendedor.com.br


Um comentário:

  1. GANHAR DINHEIRO IMPORTANDO PRODUTOS DA CHINA


    Você gostaria de comprar Produtos Direto da China ?
    Comprar produtos com até 80% de Desconto ?
    Aprender a vender esses produtos em sites de leilão ?
    Quer aprender a Ganhar Dinheiro na internet Dia e Noite sem parar?



    Comprar celulares muito barato, compre ipads, compre tudo direto da china,
    dos EUA, exemplo: produtos vendidos na china por 11,00 são vendidos aqui
    no Brasil por 99,00 na internet, no Mercado Livre e em outros sites de leilão
    Aprenda a Importar da China, visite nosso site e começe a Ganhar Dinheiro:
    http://www.onlinerenda.com.br/importar-da-china.htm






    Palavras Chave:
    aprenda a importar da china,
    aprenda importar da china,
    comercio da china,
    como exportar e importar,
    como importar,
    como importar celulares,
    como importar china,
    como importar da china,
    como importar da china,
    download como importar da china gratis,
    como importar da china para o brasil,
    como importar direto da china,
    como importar dos estados unidos,
    como importar dos eua,
    como importar eletronicos,

    ResponderExcluir