segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis?

Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem dificuldade em avaliar e determinar metas de custos, preços e volume de vendas, bem como identificar o potencial do mercado. Vejamos o quadro abaixo:
A empresa ALFA já está no mercado, vende o seu produto por R$14, o qual tem o custo de R$10 e vende, em média, 1.000 unidades mensais. Como já está habituada ao mercado, já ajustou os seus custos fixos ao valor mensal de R$2.000, o que lhe gera um lucro de R$2.000.
A empresa BETA está entrando no mercado agora, porém os seus sócios são mais ambiciosos e ousados e, por conta de diversos fatores, determinaram o custo fixo mensal em R$10.000, ou seja, além de uma estrutura mais cara do que a empresa ALFA, também almejam pró-labores maiores. Têm todo o direito, mas será que atingirão esta meta?
Suponhamos que a demanda do mercado se limite a 3.000 unidades mês. Pois é, nem todos que entram no mercado se preocupam em saber qual é o potencial do mesmo.
Se a empresa BETA necessita conquistar o mercado, retirando fatias da concorrência, por ser desconhecida, terá que ter um atrativo, sendo assim, vejamos o cenário 1. Pelo mesmo custo da concorrência, venderá um pouco mais barato, R$13,50. Esta estratégia faz sentido se analisada isoladamente, mas ao conquistar um terço do mercado potencial, ou seja, 1.000 unidades, com o preço de venda menor e o custo fixo maior, terá um prejuízo de R$6.500.
Cenário 2, se a empresa BETA, após um enorme esforço de marketing conseguir a fatia de 1.000 unidades de venda mensal, para a sua estrutura de custo fixo terá que vender o produto por R$22, ou seja, 57% mais caro do que a concorrência. Será possível?
Se a empresa BETA quiser conquistar o mercado ao mesmo preço de venda do cenário 1, porém aumentando a quantidade vendida, terá que vender 3.429 unidades. Já analisamos que o mercado se limita a 3.000 unidades. Esta empresa sobreviverá por quanto tempo?
Empreendedores, planejamento, organização, direção e controle são quatro ferramentas das quais não se pode desprezar, mesmo que a empresa ainda não esteja funcionando, estas ferramentas podem ser determinantes até para se abortar o empreendimento, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
 
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