Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por
que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem
dificuldade em avaliar e determinar metas de custos, preços e volume de
vendas, bem como identificar o potencial do mercado. Vejamos o quadro
abaixo:
A empresa ALFA já está no mercado, vende o seu
produto por R$14, o qual tem o custo de R$10 e vende, em média, 1.000
unidades mensais. Como já está habituada ao mercado, já ajustou os seus
custos fixos ao valor mensal de R$2.000, o que lhe gera um lucro de
R$2.000.
A empresa BETA está entrando no mercado agora,
porém os seus sócios são mais ambiciosos e ousados e, por conta de
diversos fatores, determinaram o custo fixo mensal em R$10.000, ou seja,
além de uma estrutura mais cara do que a empresa ALFA, também almejam pró-labores maiores. Têm todo o direito, mas será que atingirão esta meta?
Suponhamos que a demanda do mercado se limite a 3.000 unidades mês.
Pois é, nem todos que entram no mercado se preocupam em saber qual é o
potencial do mesmo.
Se a empresa BETA necessita conquistar o mercado,
retirando fatias da concorrência, por ser desconhecida, terá que ter um
atrativo, sendo assim, vejamos o cenário 1. Pelo mesmo custo da
concorrência, venderá um pouco mais barato, R$13,50. Esta estratégia faz
sentido se analisada isoladamente, mas ao conquistar um terço do
mercado potencial, ou seja, 1.000 unidades, com o preço de venda menor e
o custo fixo maior, terá um prejuízo de R$6.500.
Cenário 2, se a empresa BETA, após um enorme
esforço de marketing conseguir a fatia de 1.000 unidades de venda
mensal, para a sua estrutura de custo fixo terá que vender o produto por
R$22, ou seja, 57% mais caro do que a concorrência. Será possível?
Se a empresa BETA quiser conquistar o mercado ao
mesmo preço de venda do cenário 1, porém aumentando a quantidade
vendida, terá que vender 3.429 unidades. Já analisamos que o mercado se
limita a 3.000 unidades. Esta empresa sobreviverá por quanto tempo?
Empreendedores, planejamento, organização, direção e controle são
quatro ferramentas das quais não se pode desprezar, mesmo que a empresa
ainda não esteja funcionando, estas ferramentas podem ser determinantes
até para se abortar o empreendimento, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
contato@consultoriaplanecon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário