A Nike, que na década passada teve a imagem arranhada por práticas que iam na contramão da responsabilidade corporativa nas áreas ambiental e social, anunciou ontem, 01, que vai liberar uma ferramenta de software que tem dado suporte à empresa no desenvolvimento de produtos inovadores, no sentido de reduzir o impacto ambiental das roupas que criam. A Nike Environmental Design Tool pode ser usada diretamente a partir do site internacional da marca.
O uso do aplicativo é livre. Funciona como uma planilha, com resultados em tempo real. O usuário vai preenchendo os campos, como o público a que se destina a roupa (homem, mulher, criança); seleciona o tipo de tecido a ser empregado entre 21 opções, o percentual de material reciclado ou orgânico na composição do artigo; tipo de acabamento; a quantidade de peças a serem fabricadas; em seguida, indica o tipo de beneficiamento a que peça será submetida.
O sistema calcula os pontos das duas sessões em termos do impacto ambiental de acordo com o Considered Design Index, desenvolvido pela Nike ao longo dos últimos sete anos. A ferramenta mostra na tela os tipos de acabamento e a quantidade de pontos acumulados de acordo com eles. Diante da pontuação – quanto mais alta, pior – o usuário pode testar variações e ver a diferença.
“Nos últimos quatro anos, essa ferramenta provou ser inestimável na Nike e nos ajudou a criar produtos com um padrão mais alto de sustentabilidade”, afirmou em comunicado Hannah Jones, vice-presidente de inovação e negócios sustentáveis da Nike. De acordo com a empresa, os uniformes para as seleções da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, foram concebidos a partir desse sistema. Feitos com poliéster 100% reciclado, a escolha de material removeu treze milhões de garrafas plásticas de aterros sanitários, garante o comunicado.
No ano que vem, a Nike planeja lançar versões da ferramenta para design de calçados, para avaliação de material e avaliação de consumo de água.
Fonte:gbljeans.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário