segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Custos Fixos e Mão de Obra - Abraham Shapiro

ABRAHAM SHAPIRO

Recebi de meu amigo e jornalista Gelson Negrão um comunicado divulgado semana passada pela Apple informando que o quadro de funcionários da companhia americana liderada por Steve Jobs cresceu cerca de 30% no último ano. O maior acréscimo ocorreu no varejo, setor da empresa que agora conta com quase 27 mil profissionais – 10 mil a mais do que em 2009.

A empresa obviamente só fez este informe oficial adiantando ao mercado que espera uma queda em sua margem bruta de lucro nos próximos trimestres.

Vamos aproveitar a notícia para entender algo importante. Custos fixos são os custos necessários para manter a empresa em funcionamento. Não estão associados à quantidade de produtos processados, e ficam no mesmo patamar tanto com o aumento quanto com as quedas da produção ou das vendas.

As empresas de quase todos os setores convivem hoje com um aumento crescente da concorrência. Isto as força a reduzir custos continuamente, pois só assim podem negociar com competitividade. Achatar lucros – como a Apple anunciou aos acionistas esta semana – é um problema, já que lucrar é o propósito de qualquer empresa.

No entanto, geralmente quando uma empresa precisa reduzir custos os funcionários sofrem porque a primeira atitude consiste quase sempre no corte de uma parte do quadro.

Mas há como fazer isto de modo mais eficaz, inteligente, contínuo e independente da concorrência.

Uma das ações mais saudáveis em qualquer negócio é a permanente análise da eficiência da mão de obra atual - em termos de desempenho e competências. O que vem a seguir são os treinamentos. Quando se investe em treinamentos que aperfeiçoem o desempenho do pessoal, uma seleção natural começa a ocorrer, isto é, os bons prevalecem sobre os incompetentes.

Isto é positivo, pois, quem não melhora o tempo todo está destinado pela própria vontade a ser eliminado dos ciclos de que participa. O trabalho talvez seja o principal deles, e muito mais nos dias de hoje, quando o que mais importa é o rendimento real do conhecimento e da técnica.

 
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de

trabalho, em uma só palavra, é:

simplicidade.



Fonte:





Fonte:groups.google.com/group/profissaoatitude







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