terça-feira, 12 de março de 2013

Como vai a sua cultura de Planejamento Corporativo?

Planejar é inerente à Gestão Corporativa. Não importa o tamanho do negócio. Em todas as empresas é requisito básico. Alguma vez você já se perguntou o que diferencia empresas do mesmo ramo com resultados e crescimento tão diferentes ? Certamente uma das razões estará no planejamento.

Não basta ter um excelente planejamento se não soubermos gerir os instrumentos à disposição dos gestores. Aqui falamos em planejamento de amplo significado e abrangência. Aliás, muito além do significado comum conhecido pelas pessoas.
AVALIE VOCÊ MESMO COMO VAI A SUA CULTURA DE PLANEJAMENTO CORPORATIVO 
Aqui segue um roteiro básico. A Cultura do Planejamento estará disseminada em sua empresa quando:
1. Os gestores dispuserem de adequado Sistema de Informações Gerenciais consolidando os resultados mensais comparados entre previsto e realizado, proveniente dos diversos Instrumentos de Apoio à Gestão e Decisão.
2. O corpo gerencial tomar decisões e referenciar atos e ações sempre através deste sistema.
3. Seus colaboradores tiverem acesso a estes dados e informações e entenderem seu significado e importância para a gestão.
4. Os integrantes da empresa falarem a mesma linguagem corporativa ao defender pontos de vista ou tomar alguma decisão significativa, levando em conta os resultados obtidos e medidos através dos Instrumentos Gerenciais. 
5. A equipe de vendas puder avaliar individualmente se os resultados que atingiu são bons ou não para a empresa.
6. Cada colaborador puder agir voltado para resultados e tiver consciência de onde, quando e quanto estará agregando em valores ao negócio. 
Planejar, em gestão corporativa, significa exercer a possibilidade de ver à frente, à frente dos outros, poder antecipar decisões, decidir rápido e assertivamente, definir rumos, delinear estratégias, antever oportunidades ou ameaças, negociar municiado dos dados adequados, perceber fronteiras mais distantes que os concorrentes. 
PLANEJAMENTO CORPORATIVO
Estrategicamente pode significar estar muito à frente dos outros e dos concorrentes.
O estranho nisso tudo é que ainda encontramos empresas de porte expressivo, já maduras, sem adequados instrumentos de planejamento, ausência de cultura de planejamento e pouco domínio dos princípios que regem o Planejamento Corporativo e sua gestão.
TIPOS DE PLANEJAMENTO CORPORATIVO 
Quais deles você já implementou em sua empresa ? Aqui citamos os principais que, dependendo do estágio e porte da empresa, podem ter diversos desdobramentos e níveis diferenciados de detalhamento:
1. Plano de Negócios (ou do Negócio). Conhecido como Business Plan. Antecede à implantação de um negócio. Ou pode tratar de um Plano de Expansão ou Plano de Viabilidade Econômico-Financeira para obtenção de recursos no mercado.
2. Planejamento Estratégico (diagnóstico que visa estabelecer onde estamos, para onde vamos e todas as variáveis que podem influenciar, proteger ou atrapalhar a trajetória da empresa)
3. Planejamento Orçamentário (receitas, despesas, investimentos, fluxo de caixa)
4. Planejamento Operacional ou de Produção (PCP)
5. Planejamento de Marketing 
6. Planejamento de Vendas
7. Há uma série de outros, alguns em forma de desdobramentos dos principais como Plano de Metas (regionais, departamentais, setoriais e até os individuais)
A boa Gestão Corporativa pressupõe o domínio de uso destes instrumentos gerenciais, que funcionam melhor quando são suportados por instrumentos de apoio, entre eles:
1. Indicadores Desempenho (geral, específicos ou setorizados)
2. Indicadores de Desempenho de Mercado ou do Segmento
3. Benchmarking (comparativo entre empresas do setor)
RESUMINDO
Implementar um Sistema de Planejamento, composto de diversos Instrumentos de Apoio à Tomada de Decisão, é mais um processo do que simplesmente implantação um novo método de trabalho. Somente com o tempo e muita dedicação sua empresa terá disseminado os conceitos e a cultura do Planejamento Corporativo. 
Oportunamente nos deteremos de forma detalhada em cada tipo de Planejamento Corporativo.

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