Planejar é inerente à Gestão Corporativa. Não importa o tamanho do negócio. Em todas as empresas é requisito básico. Alguma vez você já se perguntou o que diferencia empresas do mesmo ramo com resultados e crescimento tão diferentes ? Certamente uma das razões estará no planejamento.
Não basta ter um excelente planejamento se não soubermos gerir os
instrumentos à disposição dos gestores. Aqui falamos em planejamento de
amplo significado e abrangência. Aliás, muito além do significado comum
conhecido pelas pessoas.
AVALIE VOCÊ MESMO COMO VAI A SUA CULTURA DE PLANEJAMENTO CORPORATIVO
Aqui segue um roteiro básico. A Cultura do Planejamento estará disseminada em sua empresa quando:
1. Os gestores dispuserem de adequado Sistema de Informações
Gerenciais consolidando os resultados mensais comparados entre previsto e
realizado, proveniente dos diversos Instrumentos de Apoio à Gestão e
Decisão.
2. O corpo gerencial tomar decisões e referenciar atos e ações sempre através deste sistema.
3. Seus colaboradores tiverem acesso a estes dados e informações e entenderem seu significado e importância para a gestão.
4. Os integrantes da empresa falarem a mesma linguagem corporativa ao
defender pontos de vista ou tomar alguma decisão significativa, levando
em conta os resultados obtidos e medidos através dos Instrumentos
Gerenciais.
5. A equipe de vendas puder avaliar individualmente se os resultados que atingiu são bons ou não para a empresa.
6. Cada colaborador puder agir voltado para resultados e tiver
consciência de onde, quando e quanto estará agregando em valores ao
negócio.
Planejar, em gestão corporativa, significa exercer a possibilidade de
ver à frente, à frente dos outros, poder antecipar decisões, decidir
rápido e assertivamente, definir rumos, delinear estratégias, antever
oportunidades ou ameaças, negociar municiado dos dados adequados,
perceber fronteiras mais distantes que os concorrentes.
PLANEJAMENTO CORPORATIVO
Estrategicamente pode significar estar muito à frente dos outros e dos concorrentes.
O estranho nisso tudo é que ainda encontramos empresas de porte
expressivo, já maduras, sem adequados instrumentos de planejamento,
ausência de cultura de planejamento e pouco domínio dos princípios que
regem o Planejamento Corporativo e sua gestão.
TIPOS DE PLANEJAMENTO CORPORATIVO
Quais deles você já implementou em sua empresa ? Aqui citamos os
principais que, dependendo do estágio e porte da empresa, podem ter
diversos desdobramentos e níveis diferenciados de detalhamento:
1. Plano de Negócios (ou do Negócio). Conhecido como Business Plan.
Antecede à implantação de um negócio. Ou pode tratar de um Plano de
Expansão ou Plano de Viabilidade Econômico-Financeira para obtenção de
recursos no mercado.
2. Planejamento Estratégico (diagnóstico que visa estabelecer onde
estamos, para onde vamos e todas as variáveis que podem influenciar,
proteger ou atrapalhar a trajetória da empresa)
3. Planejamento Orçamentário (receitas, despesas, investimentos, fluxo de caixa)
4. Planejamento Operacional ou de Produção (PCP)
5. Planejamento de Marketing
6. Planejamento de Vendas
7. Há uma série de outros, alguns em forma de desdobramentos dos
principais como Plano de Metas (regionais, departamentais, setoriais e
até os individuais)
A boa Gestão Corporativa pressupõe o domínio de uso destes
instrumentos gerenciais, que funcionam melhor quando são suportados por
instrumentos de apoio, entre eles:
1. Indicadores Desempenho (geral, específicos ou setorizados)
2. Indicadores de Desempenho de Mercado ou do Segmento
3. Benchmarking (comparativo entre empresas do setor)
RESUMINDO
Implementar um Sistema de Planejamento, composto de diversos
Instrumentos de Apoio à Tomada de Decisão, é mais um processo do que
simplesmente implantação um novo método de trabalho. Somente com o tempo
e muita dedicação sua empresa terá disseminado os conceitos e a cultura
do Planejamento Corporativo.
Oportunamente nos deteremos de forma detalhada em cada tipo de Planejamento Corporativo.
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