Odete Martins – Executiva de Negócios
(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios
foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão
rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor tem dificuldade em admitir
sua incompetência à frente de sua empresa. Normalmente este
empreendedor age muito mais com a emoção do que com a razão e, não
percebe que a solução de seus problemas está na mudança de suas
atitudes.
Vejamos exemplos muito comuns que encontro em meus trabalhos de Consultoria:
- Há empreendedores que não percebem que são referência em seus
negócios para a sua equipe, então têm comportamentos inadequados para um
ambiente profissional e espelha para a sua equipe este comportamento,
resultado, dificuldades nos negócios.
- Há empreendedores que não querem entender como trabalham a
concorrência, quais os seus pontos fortes e fracos e as diferenças entre
o seu negócio e o deles, para em cima deste conhecimento, tirar
vantagens competitivas, resultado, dificuldades nos negócios.
- Há empreendedores que não querem perder negócios e abaixam seus
preços a níveis incompatíveis com a estrutura de custos de sua empresa,
em muitos casos acreditam até que desta forma é possível obter uma
“vendinha” para girar o negócio e mantê-lo vivo, resultado, dificuldades
nos negócios.
- Há empreendedores que querem manter um padrão de vida
incompatível com a capacidade de geração de recursos de sua empresa,
normalmente suas retiradas são a maior participação dos custos fixos da
empresa, resultado, dificuldades nos negócios.
- Há empreendedores que acreditam que podem contratar quaisquer
pessoas para trabalhar na área comercial, pagar uma boa comissão e este
profissional morrerá de vontade de ganhar dinheiro e baterá recorde de
vendas. Para ser vendedor deve se ter talento, motivação e compromisso;
Resultado, não consegue formar uma equipe de vendas coesa e dificuldades
nos negócios.
- Há empreendedores que não percebem que sua concorrência não está
somente em outras empresas que fazem o mesmo produto ou serviços de sua
empresa, mas nas prioridades de gastos dos consumidores, por exemplo, se
há uma necessidade de comprar um equipamento eletrônico e também um
pacote de viagem, talvez o consumidor opte somente para a compra de um
dos dois por questões de prioridades e, a loja que vende o equipamento
eletrônico e a loja que vende o pacote turísticos se tornaram
concorrentes, resultado, dificuldades nos negócios.
Caro empreendedores, vamos eternamente rever conceitos, pois o
mundo gira, muda, evolui e não está nem ai para o que você acha ou
pensa. É melhor procurar entender as regras do jogo para jogar da melhor
maneira possível, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS, CONSULTE UM ESPECIALISTA EM CUSTOS
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
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