O que leva um cliente a escolher determinada loja
de roupa em detrimento de outra? Quem imaginou que é apenas a moda se
enganou. Pesquisa exclusiva da CVA Solutions para o Brasil Econômico
sobre varejo de vestuário mostra que questões simples como a fila do
caixa e a disponibilidade de tamanho de roupas podem comprometer a
imagem da varejista.
Realizada em outubro com 5.336 consumidores de todo o Brasil, o
estudo aponta quais são os principais motivos de atração e rejeição das
redes de vestuários. O objetivo foi entender quais redes se destacam em
custo-benefício percebido pelo consumidor. De acordo com o estudo, os
grandes magazines se destacam em Força da Marca. Trata-se de um índice
calculado a partir do percentual de atração da marca menos a rejeição
perante a todos os consumidores que responderam a pesquisa. Porém,
quando o assunto é custo-benefícios, as grandes varejistas deixam a
desejar.
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido) é das Lojas
Americanas, que obteve índice de 1,05. Em segundo aparece Torra Torra
com 1,05, seguida de Extra Hipermercados (1,03), Leader (1,02), Hering
(1,01) e Riachuelo (1,00). Este índice determina se os produtos e
serviços oferecidos pela empresa estão abaixo (até 0,98), na média (de
0,98 a 1,02) ou acima das demais empresas do mercado (1,03 a 1,10).
"No caso das Lojas americanas, por exemplo, o cliente sabe que não
vai encontrar tudo o que quer de vestuário, mas o que encontra está em
linha com sua expectativa", afirma. No caso da rede de varejo paulista
Torra Torra, a questão preço é determinante. Já no caso do Extra
Hipermercados, questões como custo dos produtos, variedade e
conveniência foram determinantes. "A Hering merece destaque pois, apesar
da tradição como fabricante, é nova como lojista, e já apresenta bons
resultados em quesitos como imagem, qualidade dos produtos, pouca fila,
moda e atendimento".
No caso da carioca Leader, segundo Sergio Griffel, diretor comercial
da empresa, o diferencial está no investimento em variedade, alinhado à
demanda. "Nosso objetivo é que a mulher moderna faça da Leader o seu
espaço e encontre tudo o que precisa em um único lugar."
Mas e quanto às marcas mais famosas de varejo de vestuário. A
pesquisa mostra que os grandes magazines ainda têm maior Força da Marca.
O primeiro lugar é da Riachuelo com 13,6%. A Renner aparece em segundo
lugar (2,9%), seguida pela C&A (7,5%), Hering (7%), Zara (4,9%) e
Marisa (4,4%). "O problema é que estas empresas pecam em coisas básicas
como atendimento e fila." Tanto Riachuelo, Renner e C&A tiveram
altos índices de rejeição por conta da fila no caixa. Já no caso da
Zara, o estudo revela que o consumidor está atento às informações na
mídia. "A Zara foi vinculada recentemente ao uso de trabalho escravo e
isso acabou por influenciar no nível de rejeição da marca", diz Cimatti.
A C&A informou por meio de sua área de comunicação que "a
pesquisa aponta fatores essenciais que serão levados em conta, para
garantir o objetivo de superar os níveis de satisfação dos nossos
clientes. Até o fechamento desta edição, Renner, Riachuelo, Marisa e
Zara não se pronunciaram.
Visitando seu blog!
ResponderExcluirBeijos.
Muito obrigado inúmeros os problemas aconteceram com este blog.Mas não poderia deixar de me ausentar e responder a todos.ME PERDOE MUITO MESMO PELA DEMORA
ResponderExcluirMeu correio eletrônico é este:luizrsaraiva@gmail.com
whatsApp(21)97582-6280
Visite também meu site e cadastre-se em minha lista de conteúdos exclusivos: http://luizrobertosaraiva.com/listavip
Também estou em outras redes sociais
Twitter: https://twitter.com/lrobertosaraiva
https://www.facebook.com/luizrobertosaraiva
Google Plus: http://bit.ly/googleplusluizroberto
YouTube: http://bit.ly/youtubeluizroberto
LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/luizsaraiva
SoundCloud: https://soundcloud.com/luiz-roberto-saraiva/
Grande abraço!