É recomendado que você tenha seu currículo em inglês aberto quando
for preencher o cadastro online, isso por que em alguns campos você pode
copiar e colar as informações já contidas no seu currículo, agilizando o
preenchimento do cadastro. Tome muito cuidado com o preenchimento, pois
esses sistemas contam com filtros que podem excluir seu currículo se
ele não contiver certas palavras-chave.
A dica aqui é se orientar pelo anúncio da vaga e perfil da empresa.
O anúncio da vaga sempre vai dar dicas em relação às palavras-chave.
Preste bastante atenção principalmente nos campos:
- Descrição da vaga (“Job Description”)
- Pré-requisitos (“Profile” ou “Ideal Candidate” ou algo do tipo)
Analise esses campos cuidadosamente e pense no candidato ideal para
essa vaga. Quais as características que esse candidato ideal precisa
ter? Quais resultados o candidato ideal já precisa ter demonstrado em
experiências passadas? Dessas características, quais você possui? Dos
resultados, quais você já produziu?
O resultado dessa comparação são as palavras-chave que você precisa
inserir nos campos de comentário das experiências profissionais do seu
cadastro online.
Além disso, outros campos que podem às vezes não receber tanta
importância, mas também podem interferir na sua candidatura, são por
exemplo, a cidade onde você reside e se está disposto ou não a se mudar;
o seu nível em idiomas estrangeiros, aqui a regra da honestidade
prevalece: não minta em relação ao seu nível de inglês ou outros
idiomas, pois isso pode ser facilmente testado, e o nível salarial
pretendido, se você puser um valor bem alto, irrealista para a vaga, são
altas as chances do recrutador sequer saber que você existe.
Todos os campos precisam ser preenchidos com atenção e cuidado!
Melhores práticas para se candidatar via email
Antes de mais nada, se atenha a todos os campos do email.
- Assunto:
Se o anúncio da vaga não tiver especificado o que colocar nesse campo, escreva “(nome da vaga) – Job Application”.
Ex: Sales Manager – Job Application
- Para:
Envie um email para cada vaga/empresa que for se candidatar. Nunca
queira “aproveitar” o email e enviar para diversas empresas ao mesmo
tempo.
Imagina como o recrutador vai se sentir se receber uma aplicação “geral”, que tem outros 15 emails no campo “Para”?
Isso sem falar que o recrutador pode tirar conclusões negativas
sobre você, podem pensar se você não fez esforço enviar um email,
imagina se vai se esforçar no trabalho! Muita gente é cortada já nessa
fase por causa desse pequeno descuido.
- Encaminhar e-mails:
É possível perceber quando um e-mail foi reencaminhado. Por isso,
não encaminhe e-mails para não ter o mesmo problema acima, podem deduzir
que você é uma pessoa que pouco se esforça. Sempre comece a escrever um
email do zero. Lembre-se que tudo que você fizer será analisado pelo
seu potencial futuro empregador.
- Corpo do email:
Recomendo escrever um texto curto para se apresentar. Fale
brevemente de você e por que você seria uma boa escolha para a vaga.
Como exemplo a seguir:
“ Dear Sirs (Prezados senhores),
Kindly find attached my résumé for the Marketing Coordinator
position in your esteemed company. I have 5 years of experience in
Marketing in a consumer goods company. I am a very committed
professional and am sure that I will become a valuable asset in your
team. (Você encontrará em anexo meu currículo para a vaga de Coordenador
de Marketing na sua estimada empresa. Tenho cinco anos de experiência
em Marketing numa empresa de bens de consumo. Sou um profissional muito
comprometido e tenho certeza de que me tornarei um ativo valioso na sua
equipe.)
Looking forward for your contact. (Aguardo ansiosamente o seu contato)
Kind Regards, (Lembranças)
João Paulo da Silva”
Seguindo essas dicas o candidato pode ter certeza que sua
classificação nos processos seletivos será muito satisfatória. Pois irá
se posicionar de maneira correta no mercado de trabalho e ainda
conseguira chamar mais atenção dos recrutadores e headhunters de maneira
positiva.
Autor: Ho Mien Mien e Augusto Rocha, diretores da Outliers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário