sábado, 4 de agosto de 2012

Regras para Produção



1- Quando da Programação da Produção do dia deve-se evitar programar Corte de vestidos, de listrados e de biquínis para o mesmo dia.

2- Quando da Programação da Produção do mês / semana iniciar sempre o Corte pelas Referências/OP’s que tiverem Silk ou Bordado.

3- Em uma determinada Referência/OP, para cada tipo de matéria-prima a ser cortada temos que ter uma folha de Ficha Técnica correspondente.
Exemplo: se para uma mesma Referência/OP tivermos malha, forro e entretela, devemos ter três folhas de Ficha Técnica vindo do Setor de PCP
( uma para cada tipo de matéria-prima ).

4- Quando do Encaixe do Risco, havendo espaços em branco (buraco), onde se possa encaixar algum modelo naquele espaço, a área de Desenvolvimento (Alessandra/Somone) deverá ser envolvida para ver a possibilidade de encaixe de alguma nova peça.
Encaixe com aproveitamento menor de 70% somente poderá ser liberado para o Corte com a assinatura do Gerente de Produção.

5-  Todos os cálculos que se fazem necessários para os processos de Enfesto e Corte, que devem constar nas Fichas Técnicas das Referências/OP’s, deverão ser feitos pelas áreas de PCP e Risco/Encaixe, com pelo menos 24 horas de antecedência do dia do Corte.
A área de Corte deve receber todos os cálculos que se fazem necessários aos processos de Enfesto e de Corte já prontos, para que esta se dedique exclusivamente à tarefa de produção.

6-  A partir da compra da malha por metragem, em todos os Pedidos de Compra de malha deverá ser informado a largura mínima que será aceita pela empresa, informando ainda que qualquer diferença de largura a menor que a solicitada poderá ensejar a devolução do Pedido ou o desconto do valor correspondente a malha entregue a menor, no pagamento da fatura em questão.
Tentaremos padronizar, o máximo possível, a compra das malhas planas, de todas as cores e com todos os Fornecedores, com 166cm (1,66 mt) de largura.
Isso valerá para todos os tipos e cores de malha plana, inclusive para a malha cor mescla.

7- Como o quadro de estampa corrida da Colori tem 150cm de largura e ainda se faz necessário mais 5cm de lateral de arrasto da malha, as malhas que forem compradas para serem estampadas na Colori deverão ser compradas com 155cm (1,55 mt) de largura.

8- Somente em casos de extrema urgência poderá ser efetuado a compra de malhas para uma mesma Referência/OP de fornecedores diferentes.

9- Com o uso da máquina de revisão de malha, logo após a chegada da malha, durante o processo de revisão da mesma, para cada Referência/Pedido o pessoal do Estoque de MP deverá fazer as seguintes anotações :  metragem da malha, largura, qualidade (se existe defeitos de fio puxado, de rasgos, etc.) e eventuais diferenças de tonalidade (acima do aceitável) em uma mesma cor da mesma Referência/Pedido ou em desacordo com a bandeira aprovada.
Ao final do dia, todas essas anotações deverão ser passadas para os Setores de PCP e Risco/Encaixe, para as providências que se fizerem necessárias.

10- Para qualquer diferença de metragem a menor que a constante do Pedido, a área de PCP deverá comandar para o Setor de Contas a Pagar da empresa o desconto equivalente na fatura correspondente.

11-  Se no processo de revisão da malha for detectado diferença a menor ou a maior de metragem acima de 10% (dez por cento), a área de PCP deverá contatar o Fornecedor, por e-mail, informando-o do ocorrido e solicitando a não repetição do fato.

12- Para qualquer diferença de largura a menor que a constante do Pedido, a área de PCP deverá comandar para o Setor de Contas a Pagar da empresa o desconto equivalente na fatura correspondente.

13-  Se no processo de revisão da malha for detectado algum problema de qualidade ou de tonalidade, as áreas de Desenvolvimento e PCP deverão ser imediatamente acionadas para verificarem se esse fato poderá  implicar no atraso da entrega da peça pronta à área de Compras.  Caso positivo a área de PCP deverá contatar imediatamente a Compradora correspondente para saber se esta aceitará a postergação da Data de Entrega ou se esta preferirá o cancelamento da Referência em questão.
Caso a Compradora opte pela postergação da data de Entrega, negociar com o Fornecedor original ou com outro Fornecedor a substituição da malha.
Caso a Compradora opte pelo cancelamento da Referência, cancelar imediatamente a compra da malha.

14- Com o uso da máquina de enfestar procuraremos minimizar, ao máximo possível, o procedimento de “escadinha de malhas” no processo de Enfesto.
15- Também após já estarmos usando a máquina de revisão e rebobinamento de malha sem tensão e com o uso da máquina de enfestar, as malhas que já tiverem sido testadas em termos de não encolhimento e não apresentarem encolhimento, não serão mais descansadas, ou seja, estas malhas serão enfestadas diretamente a partir do rolo rebobinado pela máquina de revisão. 

16- Também após já estarmos efetuando a análise da diferença de tonalidade (acima do aceitável) em uma mesma cor da mesma Referência/Pedido, passaremos a separar a malha para o viés de um único rolo, antes do Corte da Referência/OP.

17- Da mesma forma, após já estarmos efetuando a análise da diferença de tonalidade (acima do aceitável) em uma mesma cor da mesma Referência/Pedido e com o uso da máquina de enfestar, passaremos a não usar mais a folha de papel na separação dos rolos de malhas, por ocasião do Enfesto.

18- Todo e qualquer problema relacionado com o Corte será solucionado pelo Supervisor do Corte.

19-  É expressamente proibido aos Cortadores e Enfestadores subirem até o Desenvolvimento ou PCP para resolverem problemas relacionados com o Corte.

20- Todo dia pela manhã, as Referências/OP’s a serem cortadas no dia deverão ser expostas no Quadro de Controle, para melhor visualização por parte dos Enfestadores e Cortadores da produção a ser feita.

21- Toda e qualquer Referência/OP somente poderá ser enfestada após o Risco/Encaixe da mesma já estiver plotada, seja a malha lisa ou listrada.

22- Para se evitar eventuais erros no momento do Corte e consequentemente retrabalho e desperdício, toda e qualquer dúvida surgida no processo de Enfesto deverá ser, imediatamente, esclarecida junto ao Supervisor do Corte.

23- O Supervisor de Produção deverá ser imediatamente informado sobre todo e qualquer enfesto que apresentar qualquer tipo de problema.
Até que o problema seja solucionado pelo Supervisor, os Enfestadores deverão partir imediatamente para o enfesto de outra Referência/Op.

24- A marcação da produção no Quadro de Controle deverá ser efetuada diariamente, considerando os registros constantes do sistema SAIP e os complementos anotados no caderno dos Cortadores.

25- Todas as cores (malhas) de uma determinada Referência/OP deverão ser cortadas de uma única vez, ou seja, se por qualquer motivo ficar faltando recebermos determinada cor, devemos esperar chegar todas as cores da Referência/OP para efetuarmos o Corte da mesma.
Isso valerá para todas as cores de malha, inclusive para a malha cor mescla.

26- É proibido pegar matéria-prima (malha) de uma Referência para completar o corte de outra Referência.

27- O acompanhamento da produção deverá ser feito ao meio-dia e às 17:00h.
Se na medição do meio-dia tivermos indícios de que a cota do dia não será atingida, o Supervisor do Corte deverá tomar as devidas providências para completar a cota ainda no mesmo dia ou, no máximo, compensá-la até o final do dia seguinte.

28- Todos os enfestos feitos até 17:00h. de um dia deverão ser cortados, no máximo, até às 11:00h. do dia seguinte.

29- Os cortes programados para uma determinada semana devem ser finalizados na própria semana, nada devendo passar para a semana subseqüente.
Exemplo: se temos programado cortar 50.000 peças na semana, teremos  50.000 / 5 = 10.000 peças a serem cortadas por dia.

30- Para que possamos trabalhar com organização, razoável tranqüilidade em todas as etapas produtivas e adequada qualidade de serviços, o ideal é que trabalhemos com um intervalo de 4 (quatro) semanas entre a data do Corte e a data de Entrega do produto no CD.

31- Quando da programação das Férias dos funcionários do Corte, somente deve ser programado férias de 1 Cortador por mês.

32- Sempre que qualquer Setor da Produção precisar trabalhar até mais tarde tem que ficar um Responsável, acompanhando os trabalhos.
Deverá ser informado aos funcionários, com antecedência, a necessidade de trabalho extraordinário.

33- O Gerente de Produção deverá ser informado sobre toda e qualquer Referência/OP que tenha qualquer erro detectado após o Corte da mesma.

34- Todos os viés devem ser cortados por metragem, anotando-se no Remito da Referência/OP os seguintes dados:  quantidade de peças da Referência,  metragem e largura do viés e quantidade de rolos de viés por cor.

35- A grade de Risco e Corte deve acompanhar a proporção estabelecida pela Compradora para a Referência/OP, assim como as grades de pack deverão ser montadas seguindo essa mesma proporção.
Essa proporções (regras) deverão estar expostas na Ficha Técnica da Referência/OP, para o devido cumprimento por todas as etapas de Desenvolvimento e Produção da Referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário