Grupo controlador da empresa se desfez de 76,4 mil papéis da companhia, mas posição familiar praticamente não se alterou
A diretoria e a família de fundadores da companhia de varejo têxtil Hering seguem vendendo ações da empresa na BM&FBovespa. Em setembro, o grupo controlador (herdeiros da família fundadora) obteve R$ 2,7 milhões com a venda de 76,4 mil ações da empresa.
Porém, a posição da família praticamente não se alterou, teve um leve ajuste passando de 23,26% para 23,20%. No ano, o bloco controlador já vendeu R$ 5,2 milhões em ações. Já a diretoria acumula vendas de R$ 6,5 milhões em ações da empresa neste ano, especialmente a partir de maio. Somente em setembro, os executivos venderam 40,9 mil papéis, num total de R$ 1,5 milhão.
Em setembro, o diretor de relações com investidores da companhia, Frederico Oldani, explicou ao Valor que em todos os meses de maio, desde 2008, os executivos podem exercer o plano de opções a que têm direito. Além disso, nesse mesmo mês, uma parte do pacote - 25% - fica disponível para ser vendida no mercado. Em 2010, a atividade de venda de ações pelos administradores também se intensificou a partir de maio.
Todas as informações são públicas e constam do formulário enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) mensalmente, para atender à Instrução n 358 da autarquia. Na entrevista, Oldani disse ainda que a tendência era de crescimento no volume das vendas. Isso porque os beneficiados pelo plano de opções já têm três anos acumulados em papéis para vender na bolsa.
No total, são sete executivos que têm direito ao plano de opções de ações. Em maio deste ano, os executivos exerceram R$ 1,6 milhão dos planos de opções, num total de 338,4 mil ações. Já o grupo controlador adquiriu 369,6 mil papéis, num total de R$ 1,9 milhão. Os papéis referem-se aos planos de 2008, 2009 e 2010 - e foram concedidos por R$ 3,79, R$ 2,69 e R$ 13,06, respectivamente.
Os preços, de acordo com Oldani, não sofrem nenhum desconto e representam a média de mercado do mês anterior à concessão (abril de 2008, 2009 e 2010). Tanto os administradores como a família do grupo dos fundadores foram beneficiados pela forte valorização da companhia desde que decidiu remodelar a estratégia de negócios e migrar para o Novo Mercado.
O valor de mercado da empresa passou de cerca de R$ 450 milhões, ao fim de 2008, para os atuais R$ 5 bilhões. Cerca de um ano antes de decidir converter as ações preferenciais (sem direito a voto) em ordinárias (com voto), a companhia colocou em marcha um plano que a transformou de uma indústria têxtil numa marca de varejo de moda.
Atualmente, fabrica cerca de metade do que vende. A receita líquida acumulada no primeiro semestre deste ano foi de R$ 624,6 milhões, com expansão de quase 40%. A empresa tinha 375 lojas da marca Hering ao fim de junho. A meta é chegar ao fim deste ano com 418 lojas. A administração da companhia já declarou que vê espaço para que o país tenha um total de 604 unidades da marca.
Há pouco, as ações eram negociadas na bolsa a R$ 32,30, com valorização de 5,9%. Segundo dados da Bloomberg, a média dos preços-alvo projetados para a empresa por 15 analistas é de R$ 40,28.
FONTE: O VALOR
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