Uma questão sempre levantada pelos gestores está relacionada aos instrumentos de medição de resultados e, nesse caso, a produtividade é um dos itens de performance mais evidenciados.
Este relatório apresenta os indicadores de desempenho gerencial como instrumentos para a busca de melhoria continua de uma empresa.
Medição é a primeira etapa que leva ao controle e, eventualmente à melhoria. Se você não mede algo, não pode entender o processo. Se você não entende o processo, não o controla.
Se não o controla, não consegue aperfeiçoá-lo.
Nesse contexto, os medidores atuais de desempenho para alinhar os resultados efetivamentrealizados com o planejamento proposto são estabelecidos por meio de mecanismos como planejamento estratégico, ou simplesmente por ações e metas pontuais no caso de uma empresa de menor porte.
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia. Esse pensamento de Deming nos remete ao que chamamos de cultura de gestão. Não adianta estabelecer objetivos e metas a alcançar, se não houver o exercício da gestão. Poderíamos simplificar tratando da dinâmica do PDCA (do inglês, plan-do-check-act). Ou seja, ciclicamente, planejar, executar, acompanhar e agir (propor melhorias) de forma contínua.
Assim, os indicadores de desempenho de uma empresa acompanham o nível de gerenciamento de resultados no qual a empresa se encontra. Para medir o desempenho operacional de uma companhia (nível mais elementar), deve-se utilizar os seguintes indicadores:
vendas diárias e número de peças vendidas. Quando se atinge um nível mais sofisticado, a empresa passa a medir outros indicadores, tais como: satisfação do cliente, reclamações de clientes, desempenho de fornecedor, turn over de empregados, etc.
Bem, o relatório apresenta uma série de outros indicadores tanto apontando resultados de desempenho financeiros, como os chamados não-financeiros (exemplo: satisfação de clientes, qualidade dos produtos, dentre outros).
Como processo de implantação, em suma, as etapas a seguir são: (a) estabelecimento claro dos objetivos a serem atingidos; (b) definição dos indicadores; (c) definição das formas de medição (métodos quantitativos e qualitativos); (d) definição de mecanismos de análise; (e) definição das formas de avaliação; (f) definição dos mecanismos de ajuste; e (g) definição do sistema de suporte de TI.
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