Um currículo com formato convencional é melhor para ler, o que facilita a vida do seu possível empregador.
Sempre disseram para você não julgar as pessoas pela primeira impressão. Infelizmente, quando se trata do seu currículo, seu possível empregador vai fazer exatamente isso com você. Mesmo que você abra seu coração, alma e história de vida naquele importante documento, o mais provável é que o empregador descarte seu currículo assim que acabar de ler.
Afinal, eles têm centenas de currículos para ler, e por vários motivos o seu pode não ter conseguido seduzir seu possível chefe. Isso não significa que você não é qualificado para a vaga. Pode apenas significar que você precisa desenvolver seu currículo com uma nova perspectiva e munido de algumas dicas eficientes. Quando você está elaborando seu currículo, você precisa evitar algumas armadilhas perigosas.Primeiro, precisa conseguir gabar-se de você mesmo sem exagerar. As pessoas que estão examinando a pilha de currículos já viram de tudo e podem enxergar blefes a quilômetros de distância. Outra dificuldade é fazer o seu currículo se destacar sem apelar para truques e diagramações que irão apenas decepcionar a pessoa que o estiver lendo. Cores neon e fontes de texto engraçadinhas podem fazer com que você seja notado sim – mas não da maneira que você quer. Em vez disso, um formato simples e limpo irá atrair a atenção desejada para a parte importante do currículo: suas qualidades e realizações.
Um currículo bom atrai a atenção do empregador rapidamente. Mas mesmo o menor erro gramatical vai tirar o foco de todo o seu trabalho duro. A Lei de Murphy,que defende que “tudo que pode dar errado vai dar errado”, poderia ter sido escrita sobre currículos. Felizmente, não há um erro que já não tenha sido cometido antes. Como tantas coisas podem dar errado (e muitas vezes dão), os exaustos leitores de currículos já preencheram muitas orientações e sugestões para você poder elaborar o seu. Nós montamos algumas dicas de especialistas sobre o que incluir e, talvez o mais importante, o que omitir do seu currículo. No geral, tenha em mente que o seu objetivo principal deve ser conseguir uma entrevista – deixe-os ansiosos por mais. É muito fácil esquecer esse objetivo, então grave-o como um mantra. Com isso em mente, vamos analisar as principais partes do seu currículo.
Formato do currículo
Apesar de você querer que seu currículo chame atenção, adotar um formato convencional vai permitir que os empregadores encontrem com facilidade a informação que precisam. Vejamos quais componentes todo currículo deve ter:
Informações para contato: dê bastante destaque ao seu nome no topo da página, geralmente centralizado e em negrito. Abaixo do seu nome, inclua seus números de telefone, endereço e e-mail.
Objetivo: essa afirmação breve deixa claro qual cargo você deseja, o que deve parecer uma combinação perfeita com a posição para a qual você está se candidatando. Um exemplo: “Gerente de um ambiente com ritmo acelerado em que eu possa aplicar minhas habilidades administrativas e de organização”. Listar um objetivo pode ser ótimo para quem tem experiência em várias áreas, mas você pode escolher usar um resumo em vez disso (ou como complemento).
Resumo: essa seção enfatiza os pontos que você quer que chamem atenção para quem for ler o seu currículo. Essa parte não deve ser longa, apenas algumas frases, e precisa descrever o que você é capaz de fazer, assim como ser uma combinação única de habilidades relevantes, qualidades e realizaçõesque você pode oferecer. O resumo deve ser escrito de forma que prenda a atenção de quem estiver lendo. Pode abrir ou terminar com o seu objetivo, se você não quiser dar a isso um tópico exclusivo.
Experiência: você pode listar experiências relevantes cronologicamente, funcionalmente ou uma combinação das duas maneiras.
■Um formato cronológico é o mais tradicional. Começa com o seu emprego mais recente e assim vai até o primeiro. Para cada emprego, especifique seu cargo, a companhia e faça uma lista das suas responsabilidades mais importantes. Você pode também listar as habilidades mais relevantes de cada posição para o trabalho que quer conseguir.
■Um formato funcional lista o básico – cargo, companhia e duração do emprego. Esse formato deixa o foco nas suas habilidades em vez da posição que você ocupava. Formatos funcionais são melhores para quem está querendo mudar de carreira, executivos de nível superior e aqueles com muitos intervalos entre empregos.
■Um formato combinado usa elementos cronológicos e funcionais. Apesar de ser tipicamente mais longo, ele começa listando suas habilidades e realizações e depois passa para uma lista cronológica da sua experiência profissional.
Habilidades e realizações: se você escolher usar o formato cronológico, pode continuar com essa seção, que vai resumir suas habilidades especiais e realizações significativas. Por exemplo, um designer gráfico pode destacar que ele ou ela tem “Domínio dos programas Quark, Dreamweaver e Photoshop”. No entanto, se você decidir usar o formato funcional ou uma combinação dos dois, essa seção deve vir antes da experiência. Nesse caso, liste subtítulos com alguma habilidade ou realização em particular, seguidas de evidências curtas e descritivas. Por exemplo, depois de “Liderança”, você pode explicar com “Liderei um comitê dedicado a melhorar a eficiência de energia da empresa”.
Formação: liste as escolas onde estudou e em que curso se formou. A não ser que seja recém-formado e não tenha muita experiência profissional relevante, você deve deixar essa parte abaixo das seções sobre experiência profissional e habilidades e realizações. Se você ainda está se formando, pode mencionar isso nesta parte.
Referências: muitos especialistas sugerem que você escreva “disponíveis mediante solicitação” nesta parte. Empregadores geralmente não checam referências antes do processo de entrevista mesmo, então é um desperdício de um espaço precioso [fonte: Kennedy].
Outros especialistas aconselham a simplesmente não colocar esse tópico,já que fica entendido que você dará essas informações depois [fonte: Ireland].
Com exceção de suas informações de contato, inclua um título acima de todasas seções. Deixe cada um deles destacado e com formatação padronizada (por exemplo, sempre em negrito ou sempre em letras maiúsculas). Agora, vamos ver algumas dicas para um currículo eficaz e alguns erros comuns que você deve evitar.
Dicas
Como mencionamos antes, não é preciso muita coisa para arruinar seu currículo. Claro que os maiores componentes listados na página anterior são importantes, mas o diabo mora nos detalhes. Aqui está uma lista de coisas que seu currículo não deve ter:
Erros: erros tipográficos, gramaticais e de ortografia são os mais comuns e os mais mortais. A melhor maneira de livrar seu currículo de erros é pedir para várias pessoas darem uma olhada nele.
Salário: a maioria dos especialistas aconselha a não incluir seu salário desejado no currículo. Mudanças de carreira oferecem boa oportunidade para aumentar seu pagamento, então é melhor ficar quieto para poder negociar mais alto.
Interesses pessoais irrelevantes: como regra geral, inclua apenas informações que irão beneficiá-lo.
Mesmo que sua intenção seja mostrar seu caráter, é mais capaz que isso faça apenas o RH perder tempo.
Frases sem sentido: use uma linguagem direta e verbos ativos em frases concisas.
Mas quais informações relevantes você deve incluir no seu currículo se não possuir muita experiência profissional? Recém-formados na faculdade podem listar atividades acadêmicas e relacioná-las com o cargo e suas funções – o mesmo vale para pessoas que querem mudar de carreira. Não tente esconder sua inexperiência por trás de uma linguagem sem sentido; em vez disso, passe a ideia de que você é sincero e está ansioso para aprender, algo que a pessoa que estiver lendo vai apreciar. Depois que você passar por alguns empregos melhores, já pode tirar do seu currículo detalhes sobre a faculdade e experiências profissionais menos relevantes.
Pode ser difícil avaliar quais qualidades ressaltar no seu currículo. Primeiro, pense em quais habilidades a vaga requer e examine quais encaixam em seus pontos fortes. Se você tiver alguma qualidade que se aplica à maioria dos cargos, como ser sociável, pode incluí-la sem medo. No entanto, como muitas pessoas alegam ter essa qualidade tão essencial, tente dar exemplos concretos.
Além dos fatos, não subestime a apresentação. Currículos devem ser simples e sem qualquer arte gráfica ou cor extravagante. Claro, a escrita deve ser consistente por todo o documento – tempo verbal, formato dos títulos, abertura de parágrafos e etc. Caso contrário, você pode confundir o leitor. Para evitar confusão, use bastante espaço em branco, o que é agradável aos olhos. Não use uma fonte excessivamente pequena; tamanhos 10 e 12 são os melhores [fonte: Curtis].
Mesmo que essas dicas não sejam muito lógicas para economizar espaço,
sua linguagem deve ser concisa e segura o suficiente para transmitir sua experiência extensa e suas realizações.
Enquanto estamos no assunto do tamanho, note que alguns especialistas não recomendam mais apenas uma página de currículo. Especialmente os candidatos experientes devem se sentir à vontade para usar duas páginas (ou até mais) [fonte: Ireland].
Se você usar mais de uma página, faça um cabeçalho com o seu nome no topo de todas elas. Independente de qualquer número de páginas, se você for entregar uma cópia do seu currículo em mãos ao possível empregador, deve gastar um dinheiro extra para imprimi-lo em um papel bom e com uma impressão sofisticada.
Uma carta de apresentação deve sempre acompanhar seu currículo. Mesmo que ela também precise ser concisa, uma carta dá a oportunidade para você explicar por que é o candidato perfeito para aquela vaga.
Fonte:empresasefinancas.hsw.uol.com.br
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