sábado, 1 de dezembro de 2012

Grife Divulga Mão de Obra e Cultura

Bata de algodão orgânico com bordados à mão: roupa desenvolvida por um grupo de bordadeiras da Chapada dos Guimarães (MT) Foto: Divulgação
Bata de algodão orgânico com bordados à mão: roupa desenvolvida por um grupo de bordadeiras da Chapada dos Guimarães (MT)
A Onng surgiu de maneira informal, quando o ex-bancário Paulinho Mello, de 35 anos, vendia roupas em casa com a mãe, Maria Cecilia, e a irmã, Julia. Com planos de lançar a própria marca e desenvolver peças com proposta ambiental, aproveitando a experiência profissional de Julia, formada em Engenharia Florestal, criaram oficialmente a Onng em outubro de 2003.
A principal característica dessa grife de Cuiabá (MT) é o uso de matérias-primas como fibras naturais, sementes, bambu, couro vegetal, câmera de pneus, malha PET (feita com 50% de poliéster reciclado de PET e 50% de algodão), algodão colorido natural e orgânico, entre outras.
“Compramos os tecidos de malharias que trabalham com materiais orgânicos ou reciclados e desenvolvemos cerca de mil peças por mês”, conta Paulinho. A preferência é por mão de obra local em todas as etapas do processo produtivo (design, estamparia, corte, costura e bordados à mão).
Moda atemporal
Outro ponto que merece destaque são as estampas, que remetem à cultura, fauna e flora local. O consumidor tem à escolha camisetas com desenhos de arraias, plantas carnívoras, folhagens, carrancas, beija-flores etc. As roupas são comercializadas no site da marca e em duas lojas próprias na capital matogrossense, no Pantanal Shopping e no Shopping Três Américas. Todo mês tem novidade, já que a Onng não trabalha com coleções sazonais. “Nossas criações são básicas e atemporais”, diz o proprietário.
Feitas de papel reciclado, as sacolas costumam levar a assinatura de artistas regionais. “Para produzi-las optamos por uma gráfica local que participa de um programa de neutralização das emissões de carbono”, informa Paulinho Mello. A Onng tem revenda em vários pontos do país, como Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Ribeirão Preto (SP) e pretende concentrar o comércio no interior do Mato Grosso em 2013. “Mas nossa maior meta é transformar a marca em modelo de franquia e atingir, assim, todo o Brasil”, destaca Paulinho.
Blusa com 600 pétalas de PET feitas artesanalmente: toda bordada à mão, a peça é conceitual e não está à venda Foto: Divulgação
Blusa com 600 pétalas de PET feitas artesanalmente: toda bordada à mão, a peça é conceitual e não está à venda
Bata de algodão orgânico com bordados à mão: roupa desenvolvida por um grupo de bordadeiras da Chapada dos Guimarães (MT) Foto: Divulgação
Bata de algodão orgânico com bordados à mão: roupa desenvolvida por um grupo de bordadeiras da Chapada dos Guimarães (MT)
Camiseta de algodão orgânico e calça de linho: moda atemporal é a marca registrada da Onng Foto: Divulgação
Camiseta de algodão orgânico e calça de linho: moda atemporal é a marca registrada da Onng
Camiseta infantil de malha ecológica feita com 50% de poliéster reciclado de PET e 50% de algodão Foto: Divulgação
Camiseta infantil de malha ecológica feita com 50% de poliéster reciclado de PET e 50% de algodão
Castanheira: valorização da flora brasileira nas estampas das camisetas em malha PET Foto: Divulgação
Castanheira: valorização da flora brasileira nas estampas das camisetas em malha PET
Bicicleta: todas as etapas do processo produtivo são feitas com mão de obra local, em Cuiabá (MT) Foto: Divulgação
Bicicleta: todas as etapas do processo produtivo são feitas com mão de obra local, em Cuiabá (MT)
Farofa de banana: aspectos da cultura regional de Mato Grosso são recorrentes nas criações da Onng Foto: Divulgação
Farofa de banana: aspectos da cultura regional de Mato Grosso são recorrentes nas criações da Onng

Nenhum comentário:

Postar um comentário