1-
Quando da Programação da Produção do dia deve-se evitar programar Corte de vestidos,
de listrados e de biquínis para o mesmo dia.
2-
Quando da Programação da Produção do mês / semana iniciar sempre o Corte pelas
Referências/OP’s que tiverem Silk ou Bordado.
3-
Em uma determinada Referência/OP, para cada tipo de matéria-prima a ser cortada
temos que ter uma folha de Ficha Técnica correspondente.
Exemplo:
se para uma mesma Referência/OP tivermos malha, forro e entretela, devemos ter
três folhas de Ficha Técnica vindo do Setor de PCP
(
uma para cada tipo de matéria-prima ).
4-
Quando do Encaixe do Risco, havendo espaços em branco (buraco), onde se possa
encaixar algum modelo naquele espaço, a área de Desenvolvimento (Alessandra/Somone)
deverá ser envolvida para ver a possibilidade de encaixe de alguma nova peça.
Encaixe
com aproveitamento menor de 70% somente poderá ser liberado para o Corte
com a assinatura do Gerente de Produção.
5- Todos os cálculos que se fazem necessários
para os processos de Enfesto e Corte, que devem constar nas Fichas Técnicas das
Referências/OP’s, deverão ser feitos pelas áreas de PCP e Risco/Encaixe, com
pelo menos 24 horas de antecedência do dia do Corte.
A
área de Corte deve receber todos os cálculos que se fazem necessários aos
processos de Enfesto e de Corte já prontos, para que esta se dedique
exclusivamente à tarefa de produção.
6- A partir da compra da malha por metragem, em
todos os Pedidos de Compra de malha deverá ser informado a largura mínima que
será aceita pela empresa, informando ainda que qualquer diferença de largura a
menor que a solicitada poderá ensejar a devolução do Pedido ou o desconto do
valor correspondente a malha entregue a menor, no pagamento da fatura em
questão.
Tentaremos
padronizar, o máximo possível, a compra das malhas planas, de todas as cores e
com todos os Fornecedores, com 166cm (1,66 mt) de largura.
Isso
valerá para todos os tipos e cores de malha plana, inclusive para a malha cor
mescla.
7-
Como o quadro de estampa corrida da Colori tem 150cm de largura e ainda se faz
necessário mais 5cm de lateral de arrasto da malha, as malhas que forem
compradas para serem estampadas na Colori deverão ser compradas com 155cm (1,55
mt) de largura.
8-
Somente em casos de extrema urgência poderá ser efetuado a compra de malhas
para uma mesma Referência/OP de fornecedores diferentes.
9-
Com o uso da máquina de revisão de malha, logo após a chegada da malha, durante
o processo de revisão da mesma, para cada Referência/Pedido o pessoal do
Estoque de MP deverá fazer as seguintes anotações : metragem da malha, largura, qualidade (se
existe defeitos de fio puxado, de rasgos, etc.) e eventuais diferenças de
tonalidade (acima do aceitável) em uma mesma cor da mesma Referência/Pedido ou
em desacordo com a bandeira aprovada.
Ao
final do dia, todas essas anotações deverão ser passadas para os Setores de PCP
e Risco/Encaixe, para as providências que se fizerem necessárias.
10-
Para qualquer diferença de metragem a
menor que a constante do Pedido, a área de PCP deverá comandar para o Setor
de Contas a Pagar da empresa o desconto equivalente na fatura correspondente.
11- Se no processo de revisão da malha for
detectado diferença a menor ou a maior de metragem acima de 10% (dez por cento),
a área de PCP deverá contatar o Fornecedor, por e-mail, informando-o do
ocorrido e solicitando a não repetição do fato.
12-
Para qualquer diferença de largura a
menor que a constante do Pedido, a área de PCP deverá comandar para o Setor
de Contas a Pagar da empresa o desconto equivalente na fatura correspondente.
13- Se no processo de revisão da malha for
detectado algum problema de qualidade ou de tonalidade, as áreas de
Desenvolvimento e PCP deverão ser imediatamente acionadas para verificarem se
esse fato poderá implicar no atraso da
entrega da peça pronta à área de Compras.
Caso positivo a área de PCP deverá contatar imediatamente a Compradora
correspondente para saber se esta aceitará a postergação da Data de Entrega ou
se esta preferirá o cancelamento da Referência em questão.
Caso
a Compradora opte pela postergação da data de Entrega, negociar com o
Fornecedor original ou com outro Fornecedor a substituição da malha.
Caso
a Compradora opte pelo cancelamento da Referência, cancelar imediatamente a
compra da malha.
14-
Com o uso da máquina de enfestar procuraremos minimizar, ao máximo possível, o
procedimento de “escadinha de malhas” no processo de Enfesto.
15-
Também após já estarmos usando a máquina de revisão e rebobinamento de malha sem
tensão e com o uso da máquina de enfestar, as malhas que já tiverem sido
testadas em termos de não encolhimento e não
apresentarem encolhimento, não serão
mais descansadas, ou seja, estas malhas serão enfestadas diretamente a partir
do rolo rebobinado pela máquina de revisão.
16-
Também após já estarmos efetuando a análise da diferença de tonalidade (acima
do aceitável) em uma mesma cor da mesma Referência/Pedido, passaremos a separar
a malha para o viés de um único rolo, antes do Corte da Referência/OP.
17-
Da mesma forma, após já estarmos efetuando a análise da diferença de tonalidade
(acima do aceitável) em uma mesma cor da mesma Referência/Pedido e com o uso da
máquina de enfestar, passaremos a não
usar mais a folha de papel na separação dos rolos de malhas, por ocasião do
Enfesto.
18-
Todo e qualquer problema relacionado com o Corte será solucionado pelo
Supervisor do Corte.
19- É expressamente proibido aos Cortadores e
Enfestadores subirem até o Desenvolvimento ou PCP para resolverem problemas
relacionados com o Corte.
20-
Todo dia pela manhã, as Referências/OP’s a serem cortadas no dia deverão ser
expostas no Quadro de Controle, para melhor visualização por parte dos
Enfestadores e Cortadores da produção a ser feita.
21-
Toda e qualquer Referência/OP somente poderá ser enfestada após o Risco/Encaixe
da mesma já estiver plotada, seja a malha lisa ou listrada.
22-
Para se evitar eventuais erros no momento do Corte e consequentemente
retrabalho e desperdício, toda e qualquer dúvida surgida no processo de Enfesto
deverá ser, imediatamente, esclarecida junto ao Supervisor do Corte.
23-
O Supervisor de Produção deverá ser imediatamente informado sobre todo e qualquer
enfesto que apresentar qualquer tipo de problema.
Até
que o problema seja solucionado pelo Supervisor, os Enfestadores deverão partir
imediatamente para o enfesto de outra Referência/Op.
24-
A marcação da produção no Quadro de Controle deverá ser efetuada diariamente,
considerando os registros constantes do sistema SAIP e os complementos anotados
no caderno dos Cortadores.
25-
Todas as cores (malhas) de uma determinada Referência/OP deverão ser cortadas
de uma única vez, ou seja, se por qualquer motivo ficar faltando recebermos
determinada cor, devemos esperar chegar todas as cores da Referência/OP para
efetuarmos o Corte da mesma.
Isso
valerá para todas as cores de malha, inclusive para a malha cor mescla.
26-
É proibido pegar matéria-prima (malha) de uma Referência para completar o corte
de outra Referência.
27-
O acompanhamento da produção deverá ser feito ao meio-dia e às 17:00h.
Se
na medição do meio-dia tivermos indícios de que a cota do dia não será
atingida, o Supervisor do Corte deverá tomar as devidas providências para completar
a cota ainda no mesmo dia ou, no máximo, compensá-la até o final do dia
seguinte.
28-
Todos os enfestos feitos até 17:00h. de um dia deverão ser cortados, no máximo,
até às 11:00h. do dia seguinte.
29-
Os cortes programados para uma determinada semana devem ser finalizados na própria
semana, nada devendo passar para a semana subseqüente.
Exemplo:
se temos programado cortar 50.000 peças na semana, teremos 50.000 / 5 = 10.000 peças a serem cortadas por
dia.
30-
Para que possamos trabalhar com organização, razoável tranqüilidade em todas as
etapas produtivas e adequada qualidade de serviços, o ideal é que trabalhemos
com um intervalo de 4 (quatro) semanas entre a data do Corte e a data de
Entrega do produto no CD.
31-
Quando da programação das Férias dos funcionários do Corte, somente deve ser
programado férias de 1 Cortador por mês.
32-
Sempre que qualquer Setor da Produção precisar trabalhar até mais tarde tem que
ficar um Responsável, acompanhando os trabalhos.
Deverá
ser informado aos funcionários, com antecedência, a necessidade de trabalho extraordinário.
33-
O Gerente de Produção deverá ser informado sobre toda e qualquer Referência/OP que
tenha qualquer erro detectado após o Corte da mesma.
34-
Todos os viés devem ser cortados por metragem, anotando-se no Remito da
Referência/OP os seguintes dados: quantidade de peças da Referência, metragem e largura do viés e quantidade de
rolos de viés por cor.
35-
A grade de Risco e Corte deve acompanhar a proporção estabelecida pela
Compradora para a Referência/OP, assim como as grades de pack deverão ser
montadas seguindo essa mesma proporção.
Essa
proporções (regras) deverão estar expostas na Ficha Técnica da Referência/OP,
para o devido cumprimento por todas as etapas de Desenvolvimento e Produção da
Referência.
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