sábado, 11 de agosto de 2012

O que é Ser um Líder?


"O que você faz, é gerência. O como você inspira e motiva os outros a fazer, é liderança".

 -       Gerente mais do que ninguém, é aquele que sabe o melhor modo de agir para levar as pessoas a fazer o que pretende, ele consegue interessar os membros de sua equipe, fazendo com que a produtividade aumente; e, para isso, a liderança é o instrumento mais prático de que ele dispõe, já que é uma questão essencialmente humana.

Muitos afirmam que a liderança é algo que nasce com o indivíduo, citando os grandes líderes como Júlio CésarNapoleãoGandhi e outros semelhantes. Eles possuíam uma forte personalidade carismática que foge aos padrões usuais do comportamento humano.

Pesquisas minuciosas e a própria prática gerencial diária comprovaram que a liderança é passível de ser adquirida e desenvolvida. Nesse processo o treinamento desempenha papel vital e insubstituível.

No entanto, é preciso ressalvar que nem todos aprendem com a mesma facilidade, variando de pessoa para pessoa.

Alguns assimilam rapidamente os conceitos e ideias sobre liderança, extraindo resultados práticos imediatos e duradouros. Outros o fazem mais lentamente e de forma parcial, atingindo, com isso, resultados menores. De um modo geral, todos têm uma melhoria de performance de liderança.

Estudos recentes realizados com quase cem líderes (homens e mulheres), nos mais variados campos de atividades, revelaram quatro qualidades comuns a todos eles:

1. Alta dose de criatividade

  •  Grande capacidade de motivar pessoas e desenvolver-lhes o potencial
  •  Considerável concentraçao para fazer trabalho bem feito.
  • Uma crença inabalável nos resultados positivos, sem receio de possíveis fracassos.
2. Características dos melhores líderes
  • Confiança / Apoio;
  • Liberdade de expressão;
  • Espírito aberto e receptivo, para aprender e aperfeiçoar-se
  • Delegação;
  • Liberdade de ação;
  • Comunicação eficiente e eficaz;
  • Mostra aos seus subordinados os objetivos da empresa;
Diz sempre aos seus subordinados que a empresa está contando com eles para atingir os objetivos;
  • Mantém os seus subordinados envolvidos nos processos e nas decisões
  • Sabe respeitar a dignidade da pessoa. 
Normalmente, as pessoas julgam liderança como o ato de controlarPor isso, liderar quase sempre foi sinônimo de mandar, de impor a posição hierárquica sobre os outros para ser obedecido. No mundo globalizado, competitivo, o sistema mudou. Hoje, a maioria das pessoas segue o líder que seja competente, antecipador dos acontecimentos, inspirador, honesto e flexível diante dos desafios.

Os líderes são pessoas com capacidade para se expressar plenamente, sabem o que querem, por que querem e como comunicar isso aos demais, a fim de obter a cooperação e o apoio deles, ou seja, saber se comunicar com os seus colegas já é um grande passo para quem aspira à liderança do grupo.

Também, para ser líder é necessário saber mais do que todos e precisa ser respeitado profissionalmente.


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