quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Sutiã - Necessidade ou Vaidade?


No meu Trabalho de Conclusão de Curso, venho levantar essa questão, o sutiã é uma necessidade ou uma vaidade da mulher atual?
Na atual sociedade a mulher usa o sutiã por necessidade e ao mesmo tempo por vaidade. Temos vários tipos de corpos onde uns com mais, outros com menos seios diferenciam o uso dos sutiãs. Há quem diga que essa peça de lingerie causa desconforto e usa apenas quando necessário. Entretanto há mulheres que não conseguem ficar sem.
O sutiã veio como uma pratica da sociedade que induz as mais jovens a usá-lo, por pudor, por estética e mais pra frente por vaidade. Quando chega a fase adulta a mulher usa o sutiã como forma de sedução, de modelar seu corpo e se sentir mais valorizada. Nessa fase quem tem pouco seio, recorre aos sutiãs que fazem maravilhas como aumentar, juntar, levantar ou vão às mesas de cirurgia plástica colocar, levantar e fazer seios que atendam ao seu sonho de estética perfeita. No mercado há inúmeros modelos de sutiã, com cores, tecidos e formatos diferentes para tentar agradar a todas as mulheres. Assim as que têm seis grandes e usam sutiã por necessidade, também pode usar o mesmo por vaidade, para que se sintam mais bonitas, mesmo que diante do espelho, transformando seu corpo, mesmo que por baixo de uma roupa, fazendo-a mais bonita.
Após cem anos da criação do sutiã - completados em 2007- reconhecê-lo como uma importante peça de vestuário é mais que classificá-lo apenas como roupa intima, é reconhecer que ele sustenta ate hoje um grande público, as mulheres e, além disso, é um dos alicerces a vaidade da sociedade, que vê nele uma forma de beleza e sensualidade.
Deona Wright, em um texto visualisado na internet, afirma que os sutiãs variam do funcional, que são os de sustentação e conforto, a á moda, com sutiãs feitos para despertar um clima de romance e de paixão. Tendo um papel duplo de função e forma.
 Conforme  TAWERET ( 2008, apud BRANCO, 2009 p. 31)
[...] é uma sustentação, né, pros seios, eu acho que protege, na verdade. Eu, por exemplo, como trabalhei toda vida com Educação Física, eu tinha que usar, né, porque, prá jogos, prá corrida, prá atletismo, enfim, tinha que fazer demonstração... E daí eu acho assim... Mesmo quando era bem moça, ra uma proteção, né?

Podemos ver como é relatado o uso do sutiã por uma mulher de 70 anos de idade. Ela que viveu no período de transformação do sutiã: de peça de proteção e sustentação em um ícone de vaidade e sensualidade, não acompanhou essa evolução na pratica, tendo em mente apenas a importância dada quando ainda era bem moça. Portanto a pessoas que nasceram em décadas passadas vêem o uso do sutiã de maneira bem diferente de uma jovem que esta hoje comprando o seu primeiro. Mulheres que passaram a sua juventude em um período de repressão sexual têm cabeças bem mais fechadas que as atuais. Onde jovens hoje em dia encontram facilmente peças intimas em exposição em grandes lojas e de fácil acesso. Mostrando a abertura de um novo e crescente mercado. Antes escondido embaixo das roupas e hoje exposto sem nenhum pudor.

Se puderem me ajudar com a minha pesquisa, me mandem um e-mail que estou enviando de volta um questionario para ajudar nesse dilema atual. meu e-mail: lucbabcal@hotmail.com
Obrigada a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário