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sexta-feira, 22 de abril de 2011

Você sabe liderar? Consultor explica quais são as principais características de um gestor eficaz e prova que a liderança não é um dom

Foi o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln quem disse que “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. Isso quer dizer que o gestor é a pessoa que reconhece o potencial de sua equipe, supera os obstáculos e faz com que as pessoas dêem o seu melhor. Quando foi eleito, aos 51 anos, o político norte-americano provou de uma vez por todas que uma vida de tropeços e derrotas foi essencial para que chegasse aonde chegou. Segundo Lincoln, você jamais irá falhar se estiver determinado a não fazê-lo. Afinal, um líder de verdade não desiste frente às adversidades, certo? Mas se engana quem pensa que há pessoas predestinadas à liderança: não é preciso nascer com determinadas qualidades e habilidades para se tornar um gestor bem sucedido. Líderes estão constantemente aprendendo, e a capacidade de liderar pode ser aprendida e aprimorada conforme as responsabilidades vão aumentando.



Sidney Bohrer de Aguiar, diretor da SBA Associados, de Blumenau, diz que o talento para liderar pode se manifestar em qualquer um. “A liderança surge nas situações cotidianas. Por isso, você precisa se conhecer e, acima de tudo, saber quais são suas qualidades diante da área na qual está inserido”, explica, em entrevista ao Noticenter. “Um líder é reconhecido pela capacidade de se comunicar, pelo interesse sincero nas pessoas, pelo gerenciamento de conflitos internos, entre outras situações”, complementa.



A POSTURA DE UM LÍDER



Para começar a se tornar um bom líder, entenda qual é, exatamente, o papel das lideranças. Para o consultor, ser líder é treinar, educar e permitir que os outros usem suas habilidades, conhecimento e ideias para gerar resultados. “O bom líder não é apenas quem delega, é quem faz com que as pessoas que estão com ele descubram o que podem fazer de mais ou de melhor pela companhia onde trabalham”, diz Sidney. “A relação e o comprometimento do líder com os resultados é, sem dúvidas, um dos principais aspectos que precisam ser observados”.



Partindo disto, Sidney comenta que um dos aspectos mais importantes de uma liderança é a confiança que tem em seus subordinados e, consequentemente, que recebe em troca. “O líder precisa ter uma postura digna de admiração. É a partir daí que ele começa a se destacar”, afirma o consultor. O importante, segundo Sidney, é atingir esta admiração sem passar uma imagem de arrogância ou querer mostrar que é insubstituível. “Um bom líder também é aquele que estrutura sua equipe para que, quando ele não estiver, o trabalho também seja executado da melhor forma possível”.



Sidney lista cinco maneiras de um líder demonstrar sua liderança:



1. Seja um advogado para seus subordinados



“Se existe alguém com alguma reclamação de sua equipe, resolva o problema. Não deixe que ninguém passe por cima de sua autoridade, leve os problemas para níveis hierárquicos acima de você. Uma equipe pode aceitar muitas coisas de um gestor, mas não tolera ser comandada por alguém que não a defenda”.



2. Seja um porta-voz justo



“Uma das funções de um líder é representar os seus superiores perante sua equipe. No entanto, é importante que ele não se distancie. É mais fácil de trabalhar quando você é gerente, mas não deixe de fazer parte daquela equipe”.



3. Crie um ambiente de trabalho agradável



“Todo mundo quer ter o seu esforço ou sua idéia reconhecidos. Fazer com que cada um tenha orgulho de si mesmo e do seu trabalho, cria um ambiente de trabalho melhor. Não se pode exigir, claro, que este esforço ou estas ideias sejam uma responsabilidade do líder. Mas criar um ambiente de estímulo e de reconhecimento faz com que estes aspectos surjam naturalmente”.



4. Favoreça a inovação



“Na sua empresa e na sua equipe, com certeza existem ideias muito boas esperando que alguém as converta em ação e em resultado. Esta pessoa pode ser você. Ideias simples, vindas dos funcionários mais quietos, podem mudar a rotina de uma companhia. Busque estas ideias, incentive que elas sejam divididas e brigue por elas”.



5. Proporcione estabilidade



“Ninguém pode evitar mudanças nas empresas. Mas é possível que, através de uma postura de liderança, a equipe se sinta segura para realizá-las. Manter uma comunicação sadia com as pessoas tanto da equipe quanto de níveis superiores da organização pode fazer com que você antecipe algumas situações e possa preparar os seus subordinados”.



O consultor da SBA Associados diz que você pode começar a observar estes aspectos na sua rotina. “Só com estas cinco posturas você pode começar a observar uma mudança em como as pessoas enxergam você na empresa”, afirma. “Mas não adianta levantar agora da cadeira e fazer tudo diferente”, pondera. “O melhor é ir com calma”.



Para o consultor, delegar tarefas é fundamental para um bom líder. “É também uma das coisas mais difíceis, já que geralmente as pessoas confiam que, se fizerem elas mesmas, o resultado vai ser bom com certeza. Mas é preciso confiar. Quem não divide o poder de uma ação de sucesso, não receberá mais poder para realizar outros projetos”.



LIDERANÇA SEM RUMO NÃO É LIDERANÇA



Aquela velha máxima de que “quem não sabe pra onde vai, qualquer lugar serve” não é verdadeira para quem quer ser líder. Estabelecer objetivos, fazer um plano de sucesso e investir na melhoria contínua são ações que precisam fazer parte da rotina de um líder. Sidney destaca que é importante que, antes de planejar pra onde você vai, você saiba exatamente onde está.



Com o objetivo da sua equipe e dos projetos dela em mãos – não esqueça que eles devem ser extremamente detalhados! –, o próximo passo para o líder é aprender a tomar decisões. “Você tem um objetivo, tem todas as informações que precisa. Agora é identificar as alternativas (uma etapa que pode e deve contar com o apoio da equipe) e aí decidir por qual caminho seguir”, diz Sidney. Estas decisões devem ser muito pensadas. Pese o impacto que cada uma delas terá sobre os membros da equipe, sobre os resultados finais da empresa.



Outro grande segredo do sucesso é simplificar as coisas. “E é aí que começamos a ver a importância da comunicação. Se um líder tem uma boa relação com os seus subordinados, conversa com eles e realmente presta atenção no que eles dizem, no que sugerem, vai começar a simplificar as rotinas do ambiente. E todo mundo vai passar a trabalhar mais e de forma mais produtiva”, diz Sidney.



A COMUNICAÇÃO: CHAVE PARA O SUCESSO



Ouvir: uma ação simples e muito difícil de ser executada no dia-a-dia das empresas. Falar: outro verbo que não para de acontecer nas companhias. Ouvir e falar são dois processos que fazem parte da comunicação. Mas comunicar, diz o consultor, não é tão comum assim. “Um líder começa a ser desacreditado quando não consegue motivar a sua equipe porque não explica direito o que ele quer, o que pretende, o que precisa. Comunicar-se bem faz com que as pessoas te entendam e também com que você entenda quais são as demandas da sua equipe, as dificuldades dela”, explica Sidney.



E sabe qual é a melhor notícia? Existem diversos cursos especializados em ajudar executivos e líderes a se expressarem melhor. “Para quem planeja uma carreira na área de gestão, de liderança, é um investimento importantíssimo”, explica Sidney. Um dos conselhos dele é usar de forma prioritária a comunicação por escrito. “Nela, as coisas que se diz ficam registradas. Se você precisa de alguma informação para a tomada de decisão e alguém diz ela pra você, pode haver uma comunicação falha, uma decisão falha e ninguém terá responsabilidade sobre o que aconteceu”, explica.



ADMINISTRE O SEU TEMPO (E CONSEQUENTEMENTE O DOS OUTROS)



Um bom líder não desperdiça seu tempo. E muito menos o da sua equipe. Para isso, alguns cuidados são fundamentais. O primeiro deles é com as famosas reuniões. Ou você nunca participou de uma reunião em que você não precisaria estar e onde não foi decidido absolutamente nada? “Uma reunião precisa ser planejada com três focos: necessidade, participantes e objetivo. Estes pontos precisam estar especificados no convite para a reunião”, aconselha o consultor.



Da mesma forma as apresentações. Seja breve, pense no seu público e no objetivo da apresentação, utilize bons materiais de suporte e resuma, ao final, o pedido de ação.



O SUCESSO E AS PESSOAS: INDISSOCIÁVEIS



“O sucesso de um líder está na forma como lida com as pessoas”, destaca Sidney. Isso passa pela forma como você estimula o crescimento profissional delas, como acompanha o seu desenvolvimento, como incentiva e reconhece as ações que cada um tem para que os resultados de sua equipe sejam satisfatórios, como aplica o feedback e como gera conflitos. “Se você quer ser líder precisa pensar: se eu não gosto de lidar com as pessoas, vou liderar quem?”, brinca o consultor.

CINCO MANEIRAS DE DEMONSTRAR LIDERANÇA

A partir das dicas apresentadas pelo consultor Sidney Bohrer de Aguiar, o Noticenter preparou uma apresentação com atitudes que podem ajudar você a impulsionar sua carreira e se tornar um bom líder.

Sidney Bohrer de Aguiar, diretor da SBA Associados: talento de líder pode se manifestar em qualquer um Como demonstrar sua liderança.

• Seja um advogado para seus subordinados. Se existe alguém com alguma reclamação de sua equipe, resolva o problema.



• Seja um porta-voz justo. Uma das funções de um líder é representar seus superiores perante a equipe. No entanto, é importante que ele não se distancie.



• Crie um ambiente de trabalho agradável. Criar um local de estímulo e reconhecimento faz com que o trabalho renda mais e as ideias surjam com mais facilidade.



• Favoreça a inovação. Busque ideias simples. Elas podem vir dos funcionários mais inesperados.



• Proporcione estabilidade. Ninguém pode evitar mudanças na empresa, mas é possível que a equipe se sinta segura para realizá-las através de uma postura de liderança.



Fonte: Sidney Bohrer de Aguiar, consultor e diretor






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