quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Novo perfil profissional de logística

A realidade atual do perfil profissional para logística na região de Joinville está passando por um período de transição onde é exigido mais profissionalização num cenário empresarial de muitas diferenças, onde profissionais com baixa qualificação necessitam sobreviver e serem inclusos no mercado de trabalho, deixando muito a desejar no relacionamento com o cliente final. Também existem profissionais que estão buscando um aprimoramento na qualificação, exigindo das instituições educacionais um ensino-aprendizagem com melhor qualidade e agilidade nos tempos de respostas ao mercado de Joinville e região Norte de Santa Catarina.

Os profissionais que vivenciam experiências diariamente na cadeia logística necessitam receber conteúdos atualizados e com aplicabilidade em seus ambientes de trabalho. Com a evolução rápida da demanda por produtos e serviços de melhor qualidade e tempos de respostas, o cliente exige dos prestadores um serviço diferenciado.

Buscar resultados com excelência na qualidade dos serviços exige uma responsabilidade social da empresa e do profissional no sentido de que ambos se conscientizem em buscar uma capacitação focada na diferenciação da entrega dos serviços aos clientes finais.

Os clientes estão mais exigentes para detalhes de atendimento, que no passado não era tão relevante, porém hoje com as distintas opções se tornaram importantes no momento de escolher um produto ou serviço que atenda as suas necessidades.

A nova realidade para os serviços e a consequente evolução da logística virá de práticas sociais-econômicas-culturais-ambientais, que atendam aos valores de cada cliente na busca do entendimento das necessidades e a consequente melhoria contínua de nossa aprendizagem humana, visando à adoção de valores focados na qualidade de vida do cliente e da empresa.

Existem investimentos em tecnologias da informação, transportes, melhorias nos ambientes físicos, porém o desenvolvimento do capital intelectual necessita evoluir nos aspectos comportamentais para melhor entender o perfil de cada cliente.

A sustentabilidade dos negócios depende muito da excelência dos serviços de relacionamento com cliente. Para isso é necessário inovar as práticas de serviços de acordo com o perfil da clientela para que gerem resultados prósperos para toda a cadeia produtiva.

Investir continuamente na educação pessoal e profissional, para que tenhamos o equilíbrio e uma inclusão social de mais profissionais qualificados na cadeia logística, como consequência gerar sobrevivência e prosperidade digna as empresas e aos próprios profissionais.

A logística de serviços precisa acompanhar a evolução do perfil dos clientes para que tenha mais confiabilidade, segurança e comprometimento nos resultados que os clientes necessitam dentro de uma realidade local e global dos negócios.

Sem dúvida um negócio vai sobreviver com mais facilidade se atender às expectativas dos clientes, ou seja, estar preparado para dar as respostas que ele solicita, cumprir prazos, antecipar necessidades, ouvir as sugestões, respeitar as diferenças culturais, investir mais na capacitação do profissional de logística para que aprenda a fazer leituras rápidas do que está acontecendo ao seu redor. Alegre-se com o cliente

Fonte:rovani@highpluss.com.br



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