terça-feira, 2 de março de 2010

Série CARREIRA




Deve-se mencionar idade acima de 45 anos no currículo?

O mais indicado é que o profissional não mencione idade acima de 45 anos no currículo, uma vez que há preconceito em relação aos profissionais maduros, por serem, devido à ampla experiência profissional, considerados mais caros para a empresa do que profissionais jovens.

Neste caso, deve-se omitir não só a idade como qualquer outra data citada no currículo que possa indicar a idade do profissional.

É importante ressaltar que essa recomendação não se aplica aos profissionais da área de Saúde, advogados ou professores, pois, nesses casos, a idade é um indicador da experiência e qualificação do profissional.


Como fazer para mudar de área de atuação?

Seguem abaixo alguns pontos importantes a serem avaliados pelos profissionais que desejam mudar de área de atuação:

Tenha certeza
O primeiro passo é se perguntar: "Será que eu realmente desejo mudar de profissão? Um novo emprego poderia resolver meu problema?". Pode parecer óbvio, porém, as duas opções podem confundir-se. A pessoa está com problemas no emprego e culpa a profissão.

Prepare-se
Não jogue tudo para o alto de uma hora para outra. Mudar de profissão exige um bom preparo. Conforme a escolha, talvez necessite fazer outra faculdade ou cursos preparatórios. Nesse período, precisará mais do que nunca da renda que a atual profissão lhe proporciona.

Planeje-se financeiramente
Na maioria das vezes, recomeçar significa ganhar menos ou, em alguns casos, partir do zero. O ideal é dispor de uma reserva financeira para os primeiros meses ou, se possível, para o primeiro ano na nova profissão.

Encare as mudanças
Você provavelmente terá de começar por baixo na nova profissão. Ocupará um cargo inferior e não desfrutará de regalias ou privilégios com os quais estava acostumado, como flexibilidade de horário ou livre acesso a todos os setores da empresa. É importante encarar a mudança com humildade.

Seja paciente
Quem muda de profissão pode se deparar com a estranha sensação de "andar para trás", pois poderá ser necessário conviver com profissionais mais jovens e inexperientes, tanto na nova faculdade quanto nos cursos preparatórios ou, até mesmo, no novo ambiente de trabalho.

Busque satisfação profissional
Quanto mais cedo a decisão for tomada, maiores serão as chances de sucesso na nova carreira. E se a certeza só vier depois dos 30 ou 35 anos? Isso, sem dúvida, pode dificultar a mudança, mas não a impede. Existem inúmeros casos de pessoas mais velhas que mudaram e obtiveram sucesso na nova carreira. O fundamental é ir em busca de satisfação profissional.

Tendo certeza de que realmente deseja mudar de área, o profissional deve elaborar um currículo focado na nova área de interesse e investir no seu envio para o maior número possível de vagas, aumentando assim suas chances de conseguir uma colocação.


Como aumentar o retorno das empresas?

A busca de um novo emprego é uma atividade trabalhosa. O profissional deve estar bem preparado para gerar entrevistas e ter um bom desempenho nelas.

O primeiro passo é elaborar um excelente currículo, destacando seu objetivo, formação e experiência na área de interesse. Tenha cuidado com os erros de digitação ou ortografia, pois estes são eliminatórios.
Elabore cartas de apresentação com um resumo de sua carreira destacando seus pontos fortes e encaminhe-as a todas as empresas que possui interesse em atuar.
Prepare uma lista de referências.
Estabeleça contatos com muitas pessoas da área. Peça dicas, conselhos, orientações. O networking é muito importante.
Faça cursos rápidos em sua área. Além de melhorar seu currículo, poderá conhecer pessoas e aumentar sua rede de contatos.
Utilize o Cadastro Catho para enviar seu currículo ou uma carta de apresentação para as empresas de seu maior interesse.
Procure manter-se informado. Leia jornais, revistas, matérias da área. Você pode descobrir excelentes oportunidades, como empresas que estão chegando ao país.
Prepare-se para as entrevistas. Cuide de sua aparência. Compre boas roupas e sapatos;
Quando for chamado para uma entrevista, esteja informado sobre a empresa. Faça pesquisas na Internet, buscando sites das empresas.


Fonte:Catho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário