Michel Lacoste: herdeiro da grife francesa quer vender sua parte no negócio
São Paulo – Quando criou a Lacoste, grife francesa
mundialmente conhecida por seus jacarés bordados em camisas polos, René
Lacoste não imaginava que, oito décadas depois, seu filho e sua neta
disputariam o comando da companhia a tapas e que a briga entre pai e
filha poderia tirar o clã Lacoste do controle da empresa.
A grife francesa está seriamente ameaçada de mudar de dono. Em
represália à manobra que levou Sophie Lacoste, sua filha, ao cargo de
CEO e à presidência do conselho da companhia, Michel Lacoste ofereceu
sua participação na empresa, 30,3%, à suíça Maus Frères. A Maus já
concordou em comprar essa fatia. Caso isso aconteça, a empresa passará a
controlar a Lacoste, pois já detém uma fatia de 35% da grife, por meio
de uma controlada – a Devanlay.
Em setembro, Sophie conseguiu, com a ajuda de outros membros da
família, derrubar seu pai do comando da companhia. Michel era presidente
da Lacoste havia quase sete anos. Ele assumiu o posto quando seu irmão,
Bernard Lacoste, ficou doente, em 2005, e precisou transferir a gestão
da marca para outro herdeiro.
Hoje o controle da grife francesa é dividido em três grupos: o
liderado por Sophie, que detém quase 35% do capital da empresa, o
comandado por Michel, com pouco mais de 30%, e o dirigido pela suíça
Devanlay, que possui mais de 35% da companhia.
Além de colocar à venda sua parte no negócio, Michel entrou também na
Justiça contra a filha para conseguir destituí-la da função de
presidente da Lacoste. Em entrevista recente ao jornal Le Monde,
o herdeiro afirmou que Sophie não tem capacidade para tocar uma
companhia de sucesso, pois nunca passou um dia de sua vida dentro de uma
empresa. A nova presidente da Lacoste é atriz de teatro na França,
embora tenha cursado administração na universidade.
Saída
Para o Le Monde, Michel também afirmou que a disputa familiar pela
gestão da companhia não terá fim, por isso, vender sua parte no negócio
poderia ser a saída para não colocar ainda mais em risco o futuro da
grife francesa. De acordo com a imprensa internacional, o acordo – se
fechado de fato com a Devanlay – pode valorizar a marca em mais de 1 bilhão de dólares. A empresa suíça é responsável por 60% do volume de vendas da Lacoste no mundo.
Em 2011, a Lacoste somou vendas globais de 2,1 bilhões de dólares.
Com atuação em mais de 110 países, a marca emprega cerca de 20.000
pessoas direta e indiretamente no mundo todo. No próximo ano, a grife
francesa completa 80 anos de existência e seu presente pode ser, quem
sabe, uma nova nacionalidade: a suíça.
FONTE: EXAME
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