A Blank Label, alfaiataria virtual fundada por Fan Bi e Danny Wong, faturou mais de 1 milhão de dólares em 2011 ao permitir que os clientes desenhem as próprias camisa
Bi e Wong: receitas 40% maiores em um ano
Mesmo para quem não está muito interessado em moda é difícil entrar no site
da empresa americana Blank Label sem gastar alguns minutos brincando de
estilista. Lá é possível determinar, entre dezenas de tecidos, o que
vai servir de base para criar uma camisa masculina sob medida.
No processo de criação, o cliente pode escolher também o estilo da
gola, a cor dos botões e se é ou não para incluir um bolsinho. Dessa
personalização toda é que vem o nome da empresa — em português, blank
label quer dizer "etiqueta em branco" (é mesmo possível desenhar uma
etiqueta exclusiva ou bordar as iniciais).
Essa espécie de alfaiataria virtual começou a nascer em 2009 nas mãos
do chinês Fan Bi, de 24 anos, e do americano Danny Wong, de 21. Na
época, Bi havia contratado Wong para ser um dos vendedores da empresa
que ele acabara de criar, uma fabricante de roupas sob encomenda para
jovens universitários que frequentavam as faculdades próximas a Boston,
onde eles estudavam.
Wong, um aficionado de tecnologia e internet, propôs ao futuro patrão
transportar o negócio para o mundo virtual. "Gostei tanto da ideia que o
chamei para sócio da nova empresa", diz Bi.
Wong cuida da operação do site, cujas diversas possibilidades
permitem que um cliente forneça nove medidas para adaptar a camisa a seu
corpo, como comprimento do braço, do tronco e do ombro e tamanho do
punho, do colarinho e da cintura. "Cada cliente pode criar uma peça
exclusiva, cuja combinação dificilmente será copiada por alguém", diz
Wong. Ele também cuida da divulgação da marca, fortemente apoiada em redes sociais e em blogs.
Por trás dos croquis virtuais, Bi deve garantir que tudo funcione
direito. Ele é o responsável por manter uma rede de fornecedores pelo
mundo — há componentes de origem italiana e japonesa, por exemplo. As
fábricas em que as camisas são montadas ficam na China, onde a mão de obra mais barata viabiliza um negócio com baixa escala.
"Cinco funcionários nossos em Xangai controlam a qualidade das
peças", diz Bi. Para fazer as camisas chegar aos clientes, a Blank Label
firmou contrato com uma operadora logística de alcance internacional.
Em média, uma camisa demora quatro semanas para chegar à casa de um
cliente em qualquer lugar do mundo.
Em 2012, a Blank Label deve faturar 1,5 milhão de dólares — 40% mais
do que em 2011. No início, Bi e Wong achavam que seu consumidor típico
eram jovens em busca de roupas diferentes. Uma pesquisa feita há dois
anos mostrou a eles que o mercado é muito maior.
"Quase 90% de nossos clientes são executivos que querem camisas mais
bem ajustadas", diz Bi. Os dois sócios pretendem ampliar a atuação em
breve. "Já estamos trabalhando no lançamento de uma linha para mulheres
", diz Bi.
Fonte: Exame
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