Na temporada de marasmo criativo que se observa nas passarelas das semanas de moda cariocas, três grifes fizeram bonito ontem: a Sacada, no Fashion Business, a Maria Bonita Extra e, surpresa, a Coca Cola Clothing, no Fashion Rio.
A Extra voltou à boa forma por que tanto ansiava sua jovem clientela, que, aliás, será hiperjovem e sílfide, a julgar pela peça-fetiche, a minissaia crini armadíssima, em forma de abajur. Estampas florais, com borboletas e pinguins, que evocam a famosa doçura da marca, prometem grandes vendas, assim como as tramas de tricô com lurex, num brilho elegante. O coletivo de estilistas liderado por Katia Willie acertou em cheio numa das melhores coleções apresentadas até agora no Fashion Rio.
Com uma pegada mais comercial, a Sacada confirmou sua grande “sacada” (com perda do trocadilho) das últimas estações: a estilista Nicole Abramoff, adorada pelas cariocas, à frente de sua direção criativa. Ela apostou nas mulheres que gostam de se divertir e cair na noite: um macacão inteiro de paetês aqui, franjas e plumas ali, rendas, couros e veludos misturados. As deliciosas saias-lápis (umas das grandes tendências da temporada) apareceram em paetês, virando desejo imediato para a plateia composta por Regina Casé, a designer Constança Basto e as it-girlsChiara Magalhães Quintela e Betina De Luca.
Nem só de George Craig, o líder da banda inglesa One Night Only, ex-namorado da atriz Emma Watson e ex-garoto-propaganda da Burberry, foi feito o casting masculino da Coca Cola Clothing. Aliás, durante o desfile, o moço parecia um tanto cambaleante devidos aos “bons drink” de cerveja no backstage.
Outro bonitón, o mineiro Mateus Lages (Way Model), teve seu grande momento, arrancando suspiros das lulus presentes. O guapo, que mora em Nova York e tem 20 anos, subiu alguns degraus no disputado mundinho fashion depois que foi clicado para a versão masculina Voguejaponesa pelo badalado fotógrafo Steven Klein, com styling de ninguém menos que o designer Nicola Formichetti, da Thierry Mugler, o preferido de Lady Gaga. “Nicola é esquisitão, mas foi bacana trabalhar com ele”, diz o modelo à coluna. Depois de convencer os pais a lhe dar permissão para modelar, Lages já sonha em voltar a estudar. “Quero ser diretor criativo e trabalhar com publicidade”.
A coleção da Coca, costumeiramente uma bomba relógio no pior sentido, foi a grande surpresa do Fashion Rio. A inspiração astronauta rendeu belíssimas jaquetas metálicas com patchwork de várias cores, peças translúcidas salpicadas de neon, graciosas estampas antiguinhas do mapa-múndi e de estrelas e malhas de lurex para os rapazes. Não teve jeito: os profissionais de moda que torcem o nariz para a publicidade descarada da grife tiveram de se render ao esforço de apresentar uma moda mais consistente.
O divertido desfile da New Order, que se inspirou nos ícones da aviação comercial para elaborar seus acessórios, só disputou atenção com o burburinho do momento: o rumor de que seu dono,Oskar Metsavaht, havia finalmente vendido 60% da Osklen para o Grupo Alpargatas. O empresário desmentiu os rumores, embora diga que, de fato, está em negociação com três grupos. “E ainda surgiu um quarto fazendo uma proposta”, disse à coluna. Mas a brisa que sopra da Baía de Guanabara no Fashion Rio conta que a Alpargatas já assinou e só está esperando o momento certo para emitir o comunicado…
Voltando ao desfile: as bolsas tinham formato de saquinhos de enjoo, de cumbuquinhas de refeição e das bandejas acopladas às poltronas dos aviões. Mas belas mesmo são as que reproduzem livros e edições da revista New Yorker. As botas transparentes arrancaram suspiros da primeira fila. A tarde de ontem ainda contou com as apresentações de Afghan, Lix e Espaço Fashion.
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