quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Conheça cinco alternativas ecológicas para substituir o couro

Materiais podem ser opção para fabricação de cintos e até roupas


Como todos nós sabemos, o couro é a pele de um animal tratada quimicamente. Apesar de ser um material forte e resistente há questões polêmicas envolvidas no uso indiscriminado do couro como a matança de animais e a poluição causada pelos resíduos químicos usados para tratar o couro (muitas vezes eles são nocívos ao meio ambiente).
Selecionamos cinco materiais ecologicamente corretos que podem substituir o couro.

1. Casca de árvore
Editora Globo

É possível usar casca de árvore para fazer tecido. As lascas da madeira das árvores da família Moraceae podem ser tratadas e usadas como tecido. Essa material permite diferentes usos, como cintos e até roupas, já que o tecido é grosso, porém macio.

2. Cortiça
Editora Globo


O tecido de cortiça vem da madeira do carvalho. Além de ser uma alternativa segura para o meio ambiente, esse tecido pode ser uma alternativa ao couro já que pode ser facilmente limpo, é macio ao toque, é a prova d´água e repele poeira.

3. Algodão acetinado
Editora Globo


O algodão polido de alta qualidade tem longa duração e se assemelha à seda. É geralmente usado para colchas, almofadas e lençóis e também pode ser usado em roupas e adornos.

4. Papel
Editora Globo

Se você é um daqueles que realmente amam o meio ambiente e sempre usam produtos ecológicos então, obviamente, sabe da importância e dos benefícios dos produtos de papel. Existem vários produtos que são feitos a partir desse material, como sacolas e cestos, e por ser oriundo das árvores, é uma boa alternativa ecológica.

5. PET
Editora Globo

O polietileno tereftalato, conhecido pela sigla PET, é uma resina de polímero termoplástico da família do poliéster e é usado em fibras artificiais. Como é um produto que pode ser reciclado mais de uma vez é, sem dúvida, uma opção mais ecológica do que o couro. O poliéster é usado em vários produtos como roupa de cama, almofadas, tapetes, entre outros. 


FONTE: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário