1. Selecione os melhores
Como executivo, você é tão bom quanto os integrantes do seu time. Ofereça a si mesmo melhores chances de alcançar sucesso selecionando os melhores, sempre.
2. Seja um incentivador
Nós humanos fazemos coisas porque queremos. Algumas vezes fazemos coisas porque as consequências de não querer fazer algo são desagradáveis. Entretanto, a maior parte do tempo queremos fazer coisas por aquilo que conquistamos através delas.
Não é diferente no trabalho: as pessoas fazem um bom trabalho ou pelo salário, ou pelo prestígio, ou pelo reconhecimento. Fazem um mau trabalho porque querem moleza (e ainda assim receber no final do mes). Trabalham duro porque querem impressionar alguém… e por aí vai. Portanto, para melhor motivar a sua equipe, descubra o que querem e como você pode lhes oferecer isso por fazerem o que quer que eles façam.
3. Desenvolva o Espírito de Equipe
Não é o suficiente que as pessoas estejam motivadas para alcançar sucesso no trabalho. Elas precisam trabalhar em equipe para atingir o objetivo do grupo. Afinal de contas, se queremos apenas que cada um faça o que tem que ser feito, não precisamos de você como gerente para transformá-los num time de alta-performance, certo?
4. Seja um líder, não apenas um gerente
Você montou o melhor time possível a partir das melhores pessoas disponíveis. Você os motivou a dar o melhor que eles já ofereceram. O que falta? Incentivar um time de nada vale a não ser que você proporcione direção, a não ser que você transforme essa motivação numa meta a ser conquistada e lidere a equipe em direção à mesma. É a habilidade de liderar os demais que realmente separa um gerente de seus pares. E não se esqueça que líderes são encontrados em todos os níveis da organização, portanto seja um deles, esteja aonde estiver.
5. Melhore como comunicador
Comunicação pode ser o diferencial mais importante de um gerente. Afinal de contas todas as demais habilidades dependem dela. Você não pode ser um líder se não consegue comunicar sua visão. Nem pode motivar pessoas se elas não entendem o que você quer. Habilidades de comunicação podem ser aprimoradas através da prática.
6. Seja melhor na gestão de recursos
Para permancer num negócio, a empresa precisa dar resultados. Isso significa trazer dinheiro para dentro e significa gastar menos do que você traz. Dependendo de sua função na companhia, você pode ter mais influência numa área ou na outra, mas é fundamental que entenda ambos significados. Você pode ajudar a sua organização, os seus funcionários e a si mesmo melhorando as suas habilidades em gerir os recursos da empresa.
Não se sinta desconfortável com números ou pelo fato de se tratar de matemática. Comece a aprender mais sobre gestão financeira.
7. Seja melhor na administração de tempo
A única coisa que no trabalho você possivelmente terá menos do que dinheiro é tempo. Quanto melhor você ficar na gestão de tempo – o seu e o dos outros - mais efetivo você será como gerente.
8. Aprimore-se
Não permita que o intenso foco sobre sua equipe faça você se esquecer de si próprio. Identifique as áreas nas quais você tem oportunidades e aprimore-as. O simples fato de você estar lendo este post mostra que você entendeu o conceito. Você precisa agora colocá-lo em prática.
9. Aplique ética na gestão
Escândalos do tipo Enron internalizaram definitivamente a questão do quanto é importante a ética no mundo corporativo.
10. Dê um tempo
Você será um executivo menos efetivo se estiver estressado. Você fica menos tolerante. Fala rispidamente com os demais. Ninguém quer ficar perto de você. Ora, dê um tempo. Se dê uma chance de relaxar e recarregar as baterias. Ao retornar sua produtividade mais alta vai mais do que compensar o tempo que utilizou para essa escapadela. Faça alguma coisa que lhe proporcione boas gargalhadas ou descanse em alguma bela praia.
Crédito: Samuel Casal
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