Quem está atuando com moda há alguns anos pode observar que os hábitos e desejos do consumidor de hoje são diferentes do de alguns anos atrás. Este novo consumidor é mais exigente, não é fiel a marcas e é muito mais informado.
A verdade é que é muito mais difícil atender as necessidades deste potencial cliente, pois é cada vez mais difícil antecipar as tendências.
Cada dia surge novos nichos de mercado, que se desdobram em outros nichosrapidamente. Ou seja, há muito dinamismo no mercado e fica muito difícil achar uma maneira de se diferenciar. A diferenciação é copiada com rapidez e passa a ser comum.
Mas o novo consumidor busca a diferenciação e a moda é o principal elemento para satisfazer a necessidade de satisfação psicológica e emocional das pessoas. É a moda que possui maiores condições de definir um posicionamento pessoal e gerar maior conexão com o meio onde vive.
O conceito intrínseco é de que as pessoas que tem poder não precisam provar nada pra ninguém, portanto não precisam da marca pra serem considerados. A pessoa que tem poder é idolatrada e invejada e, por isso, o que essa pessoa usar será copiado – inclusive o comportamento é copiado.
Com esta percepção pode-se concluir que valor não é preço. É o resultado do conteúdo em relação ao preço.
Como definir o valor do produto para seu público alvo
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