CUIDADO COM O NOME QUE VOCE COLOCA NA SUA EMPRESA.
ELE PODE REVELAR SEU ESTADO DE ESPIRITO, SUAS COISAS MAL RESOLVIDAS.
Houve um tempo em que as empresas de fiação e tecelagem no Brasil, eram fundadas por Portugueses, alemães e Italianos (esses últimos mais recentemente se posicionaram nas cidades interioranas de São Paulo, como Americana, Santa Bárbara D´Oeste, Guarulhos, Sumaré, etc, enfim a colônia de Europeus que vinham para o Brasil afim de multiplicar a sua riqueza ou simplesmente fazer fortuna. Até aí tudo bem, nada de anormal, embora muitos delas tenham desaparecido por vários motivos, conforme foi amplamente debatido em nosso texto anterior. Bom frisar que uma grande maioria de desaparecidos resumem-se apenas na Razão social e/ou tamanho do negócio, pois muitos se sub-dividiram e fundaram outras pequenas fábricas e/ou importadoras.
As primeiras empresas – quase que 90% - adotavam o nome de Santas e Santos da Igreja católica (desculpem a redundância) para se auto-denominarem, conforme lista de extintos que vocês acabaram de ajudar-me a montar. Portanto, tivemos Santa Marta, Santa Maria, Sto.Antonio, Santa Elizabeth e tantas outras mais, onde a religiosidade desfilava de forma escancarada.
Outras, colocavam o nome das cidades onde se estabeleceram e assim se identificavam para orgulho da comunidade que a fazia crescer. Como foi por exemplo, a Rio Tinto, A Paulista, etc. e às vezes ao contrário, a cidade nascia junto com a empresa e recebia o seu nome.
Outras escancararam os nomes de famílias tradicionais que ganhavam nomes de ruas e praças como Matarazzo, Carlos Renaux, Sandin Rosada, Machado Marques. A Santo Amaro por exemplo, que além de homenagear um Santo, está estabelecida na rua que leva o nome dos fundares da empresa. – Jamil João Zarif. A Peixoto Gonçalves hoje administrada e reerguida pelo nosso querido amigo José Carlos Dalles e assim, sucessivamente.
Podem observar que as novas empresas que surgiram mais recentemente já possuem nomes mais sofisticados resultado de siglas, ou junções diversas, como foi o caso da CIPER, CITECA, VELONORTE, TEAR TEXTIL, EMATEX, MANZITEX, TEXTILPAR e outras que mesmo não sendo tão recentes, são menos antigas do que aquelas que estão hoje extintas.
Mas, esta situação ganha uma conotação extrovertida ou porque não dizer exdrúxula, ou fica mais engraçada (ou no mínimo reveladora) quando a gente fala de indústrias de confecções. Aqui na região sudoeste (que conheço mais) e outras, existem alguns casos que eu posso citar mesmo correndo o risco de ser repreendido e assim para não ser muito especifico, vou classificar em grupos e obviamente quem vai identificar mesmo serão pessoas do ramo e que estão estabelecidos aqui, mas vale a pena mencionar para que todos os leitores se divirtam e acredito que ninguém vá de fato se ofender com isso, mesmo porque trata-se de uma brincadeira sem qualquer caráter pejorativo.
E assim, vamos a uma outra fantástica lista:
OS DESGARRADOS
Desacatto, Divisão, Curto-circuito
OS DIVORCIADOS ou EX-FALIDOS
Strikinina, Sabor de veneno
OS SUPERTICIOSOS
Arruda, Quebrantus, alquimia
CONFIANÇA E OTIMISMO NO FUTURO
Lider, Triunfo, Fortaleza, Rocha, Equilibrio, Algo mais, Império
SENSUALIDADE EMBUTIDA
Transatom, Klima Kente, Tranzi, arranha gata
OS MÍSTICOS
Frittz , Oledum,
OS TITULOS DE NOBREZA
Dom Gaspar, El Shaday,
ESCANCARANDO A RELIGIOSIDADE
Verbo jeans, Kadoche, Marka Cristã, Manahim, Jireh, Terra Santa
ROMANTICOS
Doce começo, Du Charme, Acconchego, Bem querer, fofura, Vida bela, Viva vida
ABNEGADOS
De Sol a Sol
EXACERBANDO DINAMISMO
Amil, Alta Voltagem, ideia fixa
AUTORITÁRIOS ou DETERMINADOS
Sheriffe, Aroeira, Voz Ativa, Ultimato
REVELANDO RAIZES
Alforria, Trombadinha, Candango, Nativa
EX-BUROCRATAS
Departamento, Almoxarifado
NOMES QUE IDENTIFICAM O NEGÓCIO
Diagonal textil, Zig Zag, Contraponto, Puro pano, Induspet, Veste e Reveste, Kidengo, Koisa Fofa, Baby Happy, Vestebem
SAUDOSISMO POLITICO
Anauê
AMANTES DO ECO-SISTEMA
Boto rosa, Mar aberto, arara azul
OS LIBERAIS (aqueles amantes de lança perfume) rsss
Base textil, Icaros Textil, Anti-doping, Vicio total
CHOCANTES, REALISTAS
Caio em ci, cikatriz
SONHANDO COM A RIQUEZA
Paitity
PARA DEIXAR OS ANALISTAS DE CRÉDITO “GRILADOS”
Lona again, Contramão, Divina Decadencia, desavêsso, In-prudente, Irreverente, Interrogativa, interrogação, New Man, Off side, Ultima págna, Aquilo deu nisso(rss), Marca Nenhuma, D´Tonar
AMANTES DO CINEMA
Cannes
EX-FREQUENTADORES DE MOTEIS
Hannover, Vogue, Vison
O autor original desse texto não é você, Luiz Roberto Saraiva.
ResponderExcluir