Já parou para observar os desfiles de moda? A maioria dos estilistas faz questão de apresentar coleções recheadas de extravagâncias e exageros, tornando inevitável a afirmação: "Nunca usaria isso na rua, a não ser que fosse Lady Gaga!".
A proposta não é usar tudo do jeito que é apresentado, pelo menos, não no Brasil. "Em Tóquio, Berlim e Nova Iorque, é possível esbarrar com alguém assim", explica Monalisa Martins, professora de Estilo da Sigbol Fashion. A moda-passarela, segundo ela, é a tradução de uma ideia, de um conceito. "Há looks feitos só para os desfiles, mas há desfiles mais comerciais também."
O exagero é intencional, serve para virar espetáculo, garante Márcia Jorge, especialista em psicologia da moda. "Dá para pinçar uma peça aqui, outra lá. Cabe a cada um adaptar para seu dia a dia, com base em suas necessidades e respeitando gostos e estilos." Segundo a psicostyling, a intenção é que o público absorva a subjetividade do estilista e entenda a mensagem, a história que quer contar.
Exemplo é o que foi apresentado pela marca Maria Bonita Extra no Fashion Rio. A estilista Ana Magalhães brincou com as roupas usadas pelas bailarinas. Tules, meia-calças e sapatilhas de laços gigantescos reinaram absolutas. Nas ruas, os laços serão menores, mas as sapatilhas estarão lá.
PROPÕE O NOVO
Na opinião de Mariana Rocha, professora da Faculdade Santa Marcelina, a moda mais fantasiosa é necessária para propor o novo. "Isso ajuda a rodar a engrenagem do mundo fashion." Os desfiles não são dirigidos ao consumidor final, tanto que poucos clientes são convidados. "São para os profissionais - compradores e jornalistas, que interpretam tudo para os demais." Os fashionistas observam tecidos, cores, cortes, estampas e tecnologias, e depois contam o que viram.
Por ser um show, muitos - como alguns do brasileiro Ronaldo Fraga e da espanhola Agatha Ruiz - são feitos para chamar atenção. A ideia ainda é ganhar publicidade, virar notícia, apresentar diferencial.
Algumas criações das passarelas, entretanto, vão para as lojas de varejo. Na verdade, o cenário está começando a mudar no Brasil; por isso, os especialistas são unânimes em afirmar que quem assiste a um desfile deve ter na cabeça que não são simples looks. São um trabalho de mais de um ano de pesquisas e busca por inovação.
Nem toda tendência vira moda
Tendência é um conjunto de características definidas por comitês formados por especialistas de diversas áreas, que orientam a cadeia têxtil a seguir um estilo, de acordo com os resultados de pesquisas. Isso não significa que tudo cai no gosto de todos. "Várias tendências ocorrem ao mesmo tempo, para favorecer tipos diferentes de corpo, idade, tribo", pontua Mariana Rocha. Alguns fazem a própria moda, outros usam o que é confortável, mas muitos querem acompanhar a nova proposta.
A web e as semanas de moda (que rolam em várias cidades do mundo) são o paraíso para essa turma. As tendências para o outono-inverno, apresentadas no último São Paulo Fashion Week, indicam muitas estampas (inclusive a mistura delas) e recortes geométricos, couro (sintético e natural), rendas, bordados, saias longas, cintura alta, decote em V, lenço em vez de cachecol, luvas, cetim, transparências, seda, tule. Verde-militar e xadrez estão com tudo.
Nos cabelos, coques e tranças, segundo Lilian Souza, do Quality Hair. Na maquiagem, olhos com deliniador e boca com batons fortes serão o foco (antes dizia-se que apenas um devereria ser destacado). "Mas nem tudo fica bem em todas."
Meninos cada vez mais fashions
Está enganado quem pensa que são só as meninas que ficam ligadas nas novidades de moda. Cada vez mais os garotos se antecipam e usam tendências. "As mulheres são mais ''''''''''''''''novida-deiras'''''''''''''''', mas eles dão um jeito de aproveitar algo na roupa ou nos acessórios nem que seja na mochila", explica Lula Rodrigues, consultor de moda.
A aposta para 2011 é usar muito xadrez, não só nas camisas de manga longa. "Tem tênis, blazer, calça, colete, bermuda", enumera Lula. Além disso, nesta temporada eles podem abusar dos sapatos mocassins, jeans mais escuros, bota militar, calçados work boots (aquelas usados para escalar), calça skinny com paletó. "A regra é uma só: sentir-se confortável."
E não é só na rua que arrasam, nas passarelas e bastidores também. Pedro Lourenço, 19 anos, filho dos estilistas Reinaldo Lourenço e Glória Coelho, segue o exemplo dos pais e já lançou coleções em Paris. "Cada passo da minha carreira tem sido bem pensado", revelou a uma revista.
Como adequar o look?
Gostou de um look da passarela, mas não tem coragem de usá-lo por inteiro? Descostrua-o para poder reconstruí-lo do seu jeito. Enxergue o todo como peças de quebra-cabeça. Confira algumas dicas dadas pelos especialistas entrevistados pelo D+:
- Pesquise os tecidos, cores, estampas e cortes que serão usados na próxima estação.
- Dê uma boa olhada no que tem no armário; muitas peças podem ser aproveitadas. Vestidos e saias longas usadas no verão vão compor vários looks do outono/inverno.
- Combine peças mais básicas com algumas mais chamativas. O equílibrio fica garantido.
- Pense nos detalhes.
- Está liberado brincar com várias estampas no mesmo look.
- As transparências podem ser usadas com peças bem coloridas por baixo.
- Faça um giro pelos armários da família à procura de peças que podem ser recicladas, como luvas de cetim, peças de renda e cetim, calças de cintura alta; tudo isso deixa superfeminina.
- Até saia de bailarina - feita de tule - promete arrasar nas baladas.
- Meninos podem resgatar os mocassins do armário do pai (dê um trato antes de usá-los, claro).
E mais - A moda está em tudo e os diretores de cinema e TV adoram falar sobre isso.
- O Diabo Veste Prada - Andrea começa a estagiar na revista de moda mais conceituada do mercado, mas ela não entende nada. E o pior está por vir: a chefe é a azeda Miranda
- Delírios de Consumo de Becky Bloom - Becca ama o mundo fashion e sonha em trabalhar em uma revista de moda. Para se aproximar da redação, vira colunista de finanças
- True Jackson - A série da Nick (aos sábados e domingos, às 18h30) acompanha as aventuras de True, contratada pelo ídolo para ser a vice-presidente de um império da moda
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