O famoso pretinho básico, além de sempre estar na moda, protege a pele dos raios ultravioleta.
Em dias ensolarados, as roupas escolhidas geralmente são leves e claras. Porém, o que muitos não sabem é que as peças escuras e de tecidos grossos são as que mais protegem a pele dos raios ultravioleta (UV).
Qual a melhor forma de se vestir no verão, época de alta radiação solar? Segundo o dermatologista do Hospital Universitário (HU) de Florianópolis, Daniel Holthausen Nunes, as roupas escuras absorvem os raios UV e são quentes, mas protegem a pele. Já as roupas de cores claras refletem a radiação, que causa queimaduras. Nunes explica que além da cor, o tecido influencia na proteção contra o sol. Se ele for mais grosso, a intensidade da radiação será menor.
– O ideal é usar as com proteção solar – explica o especialista.
Quem não puder comprar roupas com essa tecnologia, que custa de 10% a 15% a mais, pode investir em tecidos à base de poliamida. Segundo o gerente de vendas da Malharia LC, de Brusque, Edson Luís Monteiro da Silva, essa alternativa já vem com proteção natural – dióxido de titânio.
Mas a orientação é dar preferência às malhas opacas, para que os raios não reflitam na pele.
A maioria das pessoas não sabe a relação das cores com a radiação solar. Elisa Leão, 28 anos, é personal trainer e prefere usar roupas claras e de tecido fino. Ela diz que não sabia do benefício das malhas escuras e que a escolha da cor depende do horário que costuma treinar.
O cobrador Luiz Carlos Rodrigues, 38 anos, concorda com a opção de Elisa. Prefere vestir, no verão, peças claras. A veterinária Josi Borges conhece o benefício do tom das vestimentas e usa roupas com filtro solar.
Fonte:http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donnadc/19,0,3123752,Para-nao...
Nenhum comentário:
Postar um comentário