quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mostra têxtil prevê reunir até 15 mil varejistas


SÃO PAULO - Nas próximas semanas, o setor têxtil e de confecção prevê gerar negócios na casa dos R$ 20 milhões, entre os 120 fornecedores expositores e os estimados 15 mil varejistas que participarão do 39º Encontro da Moda, feira que acontece no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, na capital, entre os dias 21 a 24 deste mês. A previsão é de Carlos Vaintraub, diretor de Negócios da SV Eventos, empresa organizadora do encontro. Em 2009, a feira movimentou R$ 15 milhões em vendas diretas e indiretas de aproximadamente 100 expositores e 10 mil compradores participantes.

Depois da reformulação de sua estratégia comercial, segundo Sarah Vaintraub, idealizadora do evento e coordenadora do Comitê de Moda Feminina da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), a expectativa este ano é aumentar em mais 20% a receita bruta, em negócios gerados pelo menos nos quatro meses posteriores ao evento. Ela informou que tal crescimento é proveniente da comercialização de material para a produção de pelo menos 120 dias de abastecimento do segmento de varejo em confecção nacional.

Visão

As previsões também estão otimistas do lado das empresas expositoras do encontro. A Cia da Moda, por exemplo, empresa de confecção mineira com sede em Belo Horizonte, participa pelo 15º ano consecutivo do encontro e com esta edição prevê gerar receita na casa dos R$ 600 mil, quase 35% a mais se comparada ao faturamento de R$ 450 mil dos negócios gerados na feira do ano passado e nos quatro meses posteriores ao evento.

Quando a empresa começou a participar do encontro, segundo Maria Aparecida Lacerda, sócia da Cia da Moda, o faturamento ainda era muito baixo. Ela conta que há 25 anos, quando resolveu investir no ramo, a confecção estava praticamente falida e sem muitas perspectivas de crescimento. "Depois da implantação de um planejamento estratégico de negócio, em 2009, chegamos a um resultado de faturamento de R$ 3 milhões, além de aumentarmos o porte da empresa para médio", comemora a empresária, prevendo um aumento de 20% em 2010.

Ela atribui o crescimento também à participação no Encontro da Moda, pois, desde o início, a empresa compôs uma carteira de mais de 600 clientes, à qual no ano passado acrescentou mais 100 clientes, além de abrir oportunidades de exportação com compradores da Europa, dos EUA, do Canadá e da África do Sul. "Este ano, estimamos obter entre 120 e 150 novos clientes, além de aumentarmos nossa produção em 40% no abastecimento nacional e 15% para exportação", finaliza.

Motivação

Passados os eventos de moda conceituais de passarela, considerados importantes vitrines do setor têxtil e de confecção do País, como o Fashion Rio 2010, que aconteceu de cinco a 10 deste mês no Rio de Janeiro, e a São Paulo Fashion Week (SPFW), realizado na capital paulista entre nove e 14 últimos, é hora de o setor apresentar e comercializar suas coleções de verão ao segmento varejista.

O 39º Encontro da Moda traz lançamentos não só para o segmento feminino, como outros da cadeia têxtil e de confecção, além de jeanswear, tecelagem e fiação. Centenas de coleções de verão da moda brasileira virão de expositores confeccionistas de oito estados brasileiros (SP, MG, RJ, GO, ES, RS, PR e CE), que apresentarão seus catálogos e lançamentos a varejistas de todo o Brasil, assim como a compradores de Europa, EUA e países da América Latina.

A CoopNatural, uma cooperativa da Paraíba de produtores de tecido feito com algodão orgânico, e que, com o apoio do Sebrae- PB, aderiu ao sistema de franquia com a marca Natural Fashion, produziu, em 2008, 42 toneladas de confecção e estreia sua participação no encontro com perspectivas bem otimistas, segundo Maysa Motta Gadelha, sua presidente. Ela conta que o faturamento daquele ano foi de R$ 2,2 milhões e que em 2009 só não alcançou a meta de R$ 2,9 milhões devido à forte incidência de chuvas. "Mesmo assim, tivemos um aumento significativo da produção, que ficou em 60 toneladas, e registramos um faturamento de R$ 2,6 milhões." Como esta é a primeira vez que está na feira, Maysa prefere não arriscar previsões de negócios.

Parcerias

Por meio de parcerias entre as entidades Fiec, Sebrae-CE, Projeto Polo Moda, Sindtêxtil, Sindiconfecções no Ceará, o Encontro da Moda receberá nesta edição expositores especializados em moda feminina, acessórios e jeanswear. Para os apoiadores, o evento representa uma oportunidade ímpar de aumentar a carteira de clientes das marcas locais. "O Ceará, por exemplo, possui indústrias que produzem peças com qualidade primorosa a que muitas vezes agregam a beleza do artesanato local. O que falta para essas empresas é a oportunidade de se mostrar e, dessa forma, alcançar o reconhecimento nacional", diz Diva Mercedes, coordenadora de Projetos Têxteis e de Confecção do Sebrae-CE

Conforme a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a produção de têxteis e de confecções cresceu mais de 12% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009. Mais de 90% da produção são voltados ao mercado interno. A expectativa é ampliar 4% a produção de têxteis e 3,7% a confecção neste ano. Comparando-se com 2009, foram ampliadas para 6% (têxteis) e 5,7% (confecção). Segundo a Abit, o faturamento da cadeia têxtil e do vestuário deve atingir US$ 51 bilhões em 2010.

Setor têxtil e de confecção vê gerar R$ 20 milhões entre 120 expositores e os estimados 15 mil varejistas que participarão do 39º Encontro da Moda, no Expo Center Norte, na capital.

Fonte:dci.com.br

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